ISEC Lisboa - Mestrado em Riscos e Proteção Civil
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Riscos e Proteção Civil by advisor "Baganha, José Tomás Gouveia Enes"
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- O uso da inovação como factor de sucesso do negócio: impacto da politica de inovação na gestão aeroportuária na qualidade, ambiente e segurançaPublication . Costa, Ana Cristina Laró da; Reis, Pedro Emanuel Cabral Coutinho Ventura dos; Baganha, José Tomás Gouveia EnesNo presente trabalho, pretende-se dar a conhecer os principais aspetos da Politica de Inovação da União Europeia e a sua evolução no âmbito do processo de construção europeia. Para o efeito apresentam-se alguns conceitos gerais como os de I&D, de inovação, competitividade e dos programas quadro à disposição da UE. Procura-se mostrar a importância da Estratégia Europa 2020 que, foi uma iniciativa emblemática lançada pela União Europeia em Outubro de 2010, com o objetivo de concentrar os esforços em investimentos na educação, investigação e inovação como a chave para alcançar um crescimento inteligente e sustentável. Faz-se uma abordagem da exposição da UE cada vez maior face aos concorrentes tradicionais como EUA e Japão, apesar da sua forte estabilidade a nível mundial em diversas tecnologias. É feita, igualmente, alusão ao esforço de identificação que a UE faz para detetar as áreas de inovação onde se devem concentrar os seus esforços para centralizar e estimular o crescimento económico e a criação de emprego. É apresentado um modelo teórico que foi desenvolvido tendo por objetivo analisar o relacionamento entre a intensidade competitiva e a capacidade inovadora da ANA, SA, com incrementos possíveis em termos de qualidade, ambiente e segurança face aos relacionamentos estabelecidos com os parceiros de negócios, tecnologias e concorrentes integrados nas redes de inovação em todas as variáveis. Considera-se neste documento a importância que a ANA, SA coloca e à relevância que tem a aproximação daquela Empresa com as instituições de ensino e científicas, assim como a sua política de partilha de informação entre gestores aeroportuários doutros Estados-Membros, para além do esforço com o investimento na investigação e inovação, antecipando, assim, as necessidades do mercado pela adoção de uma visão estratégica e como aumento da sua capacidade competitiva. No final do trabalho é feita uma referência ao projeto SESAR, referenciando-se como sendo o pilar tecnológico da execução do SES, sendo o mais importante programa tecnológico entre os setores público e privado no domínio da gestão de tráfego aéreo (ATM) alguma vez já lançado pela UE e a importância do envolvimento da indústria neste domínio.