IP - ESEJPAlm - Mestrados
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Browsing IP - ESEJPAlm - Mestrados by advisor "Couvaneiro, Maria da Conceição"
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- A importância dos manuais na educação pré-escolarPublication . Valente, Leila; Couvaneiro, Maria da ConceiçãoO presente Relatório Final apresenta um estudo em contexto de jardim de infância, no qual desenvolvi o meu estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. As educadoras de infância foram as participantes essenciais para o sucesso deste estudo. O mesmo assenta na temática – A importância dos manuais na educação pré-escolar. O método de recolha de informação utilizado foram as entrevistas, pois as mesmas permitem aos intervenientes expressarem as suas ideias sobre a temática em estudo. Previamente a estas entrevistas foi realizada uma observação participante aquando do meu estágio de mestrado. É pretendido com este relatório analisar os dados facultados pelas educadoras de infância, no que diz respeito não só às suas práticas, bem como às suas conceções enquanto profissionais de educação. O objetivo primordial deste estudo, é compreender de que forma as educadoras vêm o manual inserido na educação de infância, e o contributo que o mesmo tem no ensino-aprendizagem de um grupo de crianças. Através do estudo realizado é-me permitido concluir que a maioria das educadoras com as quais realizei as entrevistas, não são a favor do manual na educação pré-escolar, achando que é um elemento dispensável e nada necessário às suas práticas profissionais. Porém, outras concedem a opinião de que o manual deve existir sim, mas utilizado com moderação e não descurando as vontades de aprendizagem autónomas das crianças. Contudo, todas elas privilegiam as aprendizagens ativas na sua prática pedagógica.
- A relação entre os estilos de gestão e a participação das APEE na escola:Publication . Jorge, Maria do Carmo; Couvaneiro, Maria da ConceiçãoCom este trabalho de investigação pretendemos apurar que relação existe entre os estilos de Gestão (Liderança) e a participação dos pais através da sua estrutura representativa - a APEE, nas escolas onde o mesmo decorreu. Privilegiamos duas realidades escolares públicas, destacando-se as dinâmicas de participação estabelecidas entre os responsáveis pela Gestão e os representantes dos pais. Pretendemos, perceber, fundamentalmente, como se constrói a relação Escola-família, nestas escolas. Mais do que nunca, a interação escola-família é, além de um direito, uma necessidade e um dever que a ambos compete assegurar. Este dever de participação decorre de uma nova realidade social, mas também de um novo paradigma de Escola que, dotado de autonomia, define e incrementa as suas políticas educativas locais em parceria com as famílias e com os outros agentes comunitários. A participação dos EE e dos seus representantes em Órgãos de Gestão testemunha a emergência deste novo paradigma de Escola, que encontrámos na nossa investigação. Hoje, é consensual que a participação constitui um meio fundamental de mobilização da comunidade educativa, que pode concretizar-se de diferentes formas. Não podemos falar de participação desligando-a do conceito de envolvimento, outra forma de os pais colaborarem com a instituição escolar. A interação família-escola, ainda que caminhando para o objetivo comum de construir uma escola melhor assume, por vezes, práticas de envolvimento e não de parceria, pois nem sempre líderes/gestores e pais têm a mesma visão de Escola, facto que nos leva a constatar que, embora o estilo de gestão possa facilitar a relação escola-família, ele não é determinante nessa relação. Há outros fatores que influenciam, também, a interação: as motivações dos vários atores, a visão de Escola que se quer construir, ou o conceito de escola pública. A consciência recente da necessidade de envolver os pais na escola é consequência da investigação no campo da Psicologia Educacional e das Ciências da Educação que tem mostrado os benefícios de um trabalho de parceria entre pais e escola.