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Authors
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Abstract(s)
O presente Relatório Final apresenta um estudo em contexto de jardim de infância, no qual desenvolvi o meu estágio no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar. As educadoras de infância foram as participantes essenciais para o sucesso deste estudo.
O mesmo assenta na temática – A importância dos manuais na educação pré-escolar.
O método de recolha de informação utilizado foram as entrevistas, pois as mesmas permitem aos intervenientes expressarem as suas ideias sobre a temática em estudo. Previamente a estas entrevistas foi realizada uma observação participante aquando do meu estágio de mestrado.
É pretendido com este relatório analisar os dados facultados pelas educadoras de infância, no que diz respeito não só às suas práticas, bem como às suas conceções enquanto profissionais de educação. O objetivo primordial deste estudo, é compreender de que forma as educadoras vêm o manual inserido na educação de infância, e o contributo que o mesmo tem no ensino-aprendizagem de um grupo de crianças.
Através do estudo realizado é-me permitido concluir que a maioria das educadoras com as quais realizei as entrevistas, não são a favor do manual na educação pré-escolar, achando que é um elemento dispensável e nada necessário às suas práticas profissionais. Porém, outras concedem a opinião de que o manual deve existir sim, mas utilizado com moderação e não descurando as vontades de aprendizagem autónomas das crianças. Contudo, todas elas privilegiam as aprendizagens ativas na sua prática pedagógica.
Description
Keywords
Manuais Jardim-de-infância Práticas Conceções ensino-aprendizagem