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- A relação entre os estilos de gestão e a participação das APEE na escola:Publication . Jorge, Maria do Carmo; Couvaneiro, Maria da ConceiçãoCom este trabalho de investigação pretendemos apurar que relação existe entre os estilos de Gestão (Liderança) e a participação dos pais através da sua estrutura representativa - a APEE, nas escolas onde o mesmo decorreu. Privilegiamos duas realidades escolares públicas, destacando-se as dinâmicas de participação estabelecidas entre os responsáveis pela Gestão e os representantes dos pais. Pretendemos, perceber, fundamentalmente, como se constrói a relação Escola-família, nestas escolas. Mais do que nunca, a interação escola-família é, além de um direito, uma necessidade e um dever que a ambos compete assegurar. Este dever de participação decorre de uma nova realidade social, mas também de um novo paradigma de Escola que, dotado de autonomia, define e incrementa as suas políticas educativas locais em parceria com as famílias e com os outros agentes comunitários. A participação dos EE e dos seus representantes em Órgãos de Gestão testemunha a emergência deste novo paradigma de Escola, que encontrámos na nossa investigação. Hoje, é consensual que a participação constitui um meio fundamental de mobilização da comunidade educativa, que pode concretizar-se de diferentes formas. Não podemos falar de participação desligando-a do conceito de envolvimento, outra forma de os pais colaborarem com a instituição escolar. A interação família-escola, ainda que caminhando para o objetivo comum de construir uma escola melhor assume, por vezes, práticas de envolvimento e não de parceria, pois nem sempre líderes/gestores e pais têm a mesma visão de Escola, facto que nos leva a constatar que, embora o estilo de gestão possa facilitar a relação escola-família, ele não é determinante nessa relação. Há outros fatores que influenciam, também, a interação: as motivações dos vários atores, a visão de Escola que se quer construir, ou o conceito de escola pública. A consciência recente da necessidade de envolver os pais na escola é consequência da investigação no campo da Psicologia Educacional e das Ciências da Educação que tem mostrado os benefícios de um trabalho de parceria entre pais e escola.
- Relatório de Estágio de Intervenção ComunitáriaPublication . Simões, Susana; Martins, Maria FilomenaEste relatório insere-se no âmbito do Estágio de Intervenção Comunitária integrado no 3º Mestrado em Enfermagem, área de Especialização em Enfermagem Comunitária, que decorreu entre 16 de setembro de 2013 e 31 de janeiro de 2014 na Freguesia de Tramaga. Tendo por base a metodologia do planeamento em saúde, no estágio foram planeadas e desenvolvidas atividades na comunidade, direcionadas para os problemas e necessidades identificadas, contribuindo para a minimização dos mesmos, e para a capacitação dos idosos para a adoção de estilos de vida saudáveis. As atividades desenvolvidas consistirem na promoção da saúde através de sessões de educação para a saúde, fomentando estilos de vida saudáveis, procurando envolver Entidades da comunidade através de parcerias. Este relatório tem como finalidade descrever, analisar e avaliar as atividades desenvolvidas durante o estágio. Todas as atividades previstas foram realizadas, contribuindo para o desenvolvimento das competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Comunitária e de Saúde Pública definidas pela Ordem dos Enfermeiros
- Relatório de estágio de intervenção comunitária - Hábitos de vida saudáveis dos adolescentes da Escola Secundária Mouzinho da Silveira de PortalegrePublication . Figueira, Ana Catarina; Martins, Maria FilomenaA adolescência deve ser considerada como uma etapa do ciclo vital do ser humano, onde ocorrem importantes processos de crescimento e desenvolvimento. É um período de transição da infância para a idade adulta, sendo difícil estabelecer uma delimitação etária do princípio e do seu fim, uma vez que existem «muitas adolescências» conforme cada infância, cada fase de maturação, cada família, cada época, cada cultura. Enquanto se tenta entender a si próprio e aos outros, o adolescente experiência novas sensações, diferentes sentimentos, passando por situações únicas na sua vida. Coabitam nesta fase desejos ambivalentes de crescimento e regressão, de autonomia e dependência, ligado ao passado, vontade de se projetar no futuro. É durante a adolescência que se poderão verificar comportamentos e o estabelecer de hábitos de vida prejudiciais à sua saúde, com implicações no momento e/ou a longo prazo. Políticas de Promoção da Saúde envolvem a implementação estratégica de Programas de Educação para a Saúde, com vista a capacitar os adolescentes para a aquisição e/ou manutenção de hábitos de vida saudáveis, possuindo deste modo um papel fundamental e decisivo na sua saúde. No âmbito do III Mestrado em Enfermagem, com a área de Especialização em Enfermagem Comunitária, o presente relatório ambiciona descrever, analisar e refletir as atividades desenvolvidas durante o estágio. O estágio sucedeu o Diagnóstico da Situação de Saúde, efetuado em grupo (4 mestrandas), tendo decorrido na Escola Secundaria Mouzinho da Silveira em Portalegre, junto dos adolescentes do 8.º e 9.º Anos, no Ano Letivo 2013/2014, durante o período de 16 de setembro de 2013 a 31 de janeiro de 2014. Elegeu-se a comunidade adolescente, dado o elevado interesse desta para a saúde comunitária, com o intuito de se promover a capacitação dos adolescentes na aquisição/manutenção de Hábitos de Vida Saudáveis. Com a efetivação do estágio, tornou-se um desafio para a mestranda a aquisição de competências como enfermeira Especialista em Enfermagem Comunitária.
- Análise do Planeamento Estratégico - Empreendedorismo Turístico na Região de LisboaPublication . Beja, Ana Cristina de Carvalho; Fonseca, José Manuel; Portugal, MiguelA criação de empresas dentro da esfera da recessão económica nacional, no sector turístico, tem gerado o desenvolvimento económico-social de diversas regiões, nomeadamente na região de Lisboa, através de jovens empreendedores especializados que fomentam a cultura portuguesa de forma diferenciadora e assim permitem captar valor adicionado ao País. Este estudo tem como objetivo principal, avaliar o processo de planeamento inerente a uma microempresa iniciada como uma start-up, verificando quais os fatores chave de sucesso que determinam o seu atual e futuro posicionamento no mercado, através de um modelo de planeamento estratégico que analise se a sua posição, tendo intrínseco as suas forças e fraquezas face à concorrência, viabiliza o futuro da sua atividade. Para a prossecução deste objetivo realizou-se um estudo de caso à microempresa Lisbon Riders, através de métodos qualitativos, nomeadamente, entrevistas realizadas à empresa e a professores ligados à área do turismo em Portugal, bem como, por métodos qualitativos, nomeadamente um inquérito de um estudo de planeamento de marketing realizado à empresa e um, inquérito aberto para averiguação do mercado de Lisboa como tendência turística e se os inquiridos já teriam utilizado os serviços da empresa e dos seus concorrentes diretos. A equiparação destes dados em conjunto com o enquadramento teórico foi possível realizar quatro análises (analise do meio envolvente contextual; analise do meio envolvente transacional; analise do ambiente interno; analise dos factores críticos de sucesso) que, por fim culminam na conclusão dos pontos fortes e fracos da empresa permitindo conceptualizar uma estratégia, um plano de implementação e, concluir que: (a) é através da verificação dos FCS e do posicionamento que, se pode determinar a estratégia a seguir; (b) os FCS permitem a continuidade da empresa, dependem do desenvolvimento do mercado em que se insere e do ambiente cultural da organização, nomeadamente, pelo estabelecimento de sinergias com parceiros estratégicos do segmento (micro-clusters), pelo grau de especialização dos funcionários que tornam o serviço prestado com uma qualidade diferenciadora; (c) perante a constante mutação do mercado é necessário ter e rever a estratégia e implementação da mesma de forma a estabelecer a longo prazo vantagens competitivas sobre a concorrência.
- CôaOliva Azeite BiológicoPublication . Gamelas, Carlos Filipe Esperança; Fonseca, José Manuel da; Portugal, MiguelA CôaOliva, Lda., será um lagar de azeite, localizado na freguesia de Vilar Torpim, ligado à produção e comercialização de azeite biológico de qualidade superior, obtido através de uma linha de extração moderna que utiliza a mais recente tecnologia para o sector. Encontra-se prevista uma produção anual de 20.000L. de azeite, que posteriormente será embalado em garrafas de 250ml e 500ml, com um design inovador e rótulos atrativos, acompanhadas com um pequeno livro explicativo, com informação personalizada sobre o produto. A sua comercialização vai ser efetuada através de lojas gourmet, vendas online, estabelecimentos comerciais locais e restauração. Este projeto nasceu da vontade dos seus promotores em desenvolver um negócio familiar, aproveitando e valorizando as excelentes condições climáticas e de solos existentes na região, para a produção de azeitona biológica de excelência. A estratégia para este projeto assenta essencialmente, na comercialização de produtos de elevada qualidade e na sua diferenciação através da certificação em modo de produção biológico, pelo que se pretende explorar um nicho de mercado, relacionado com um segmento de mercado médio alto, composto por clientes com um poder de compra elevado, que dão importância à diferenciação, qualidade e segurança dos produtos que consomem. Por outro lado a estratégia de preços competitivos, aleada a um sistema de comunicação direta feita com os clientes e apoiada pelo marketing digital, vai permitir angariar e fidelizar novos clientes. Da análise de viabilidade económico-financeira deste plano de negócio para o cenário provável, podemos constatar que estamos diante um projeto com um período de recuperação do investimento (Payback) de 2 anos, com uma taxa interna de rentabilidade (TIR) de 59,57% e um valor atual líquido (VAL) de 190.782€, para um investimento inicial de 175.836€. Relativamente aos cenários otimista e pessimista, em todos eles os resultados obtidos são muito positivos. Com os fatores acima referenciados, podemos considerar que este projeto reúne todas as condições para ser um caso de sucesso.
- A Visão e a Missão como Linhas Orientadoras na Estratégia EmpresarialPublication . Alexandre, André Duarte Tavares; Fonseca, José Manuel; Portugal, MiguelO objetivo primordial deste estudo é o de perceber qual a importância que as declarações de visão, missão e valores têm para as organizações, se são ou não importantes para uma estratégia bem executada e se trazem retorno quer ao nível financeiro, como ao nível da produtividade dos colaboradores. Perceber qual a sua utilidade para o desenvolvimento de uma estratégia coerente e sustentada por parte das organizações. Tomando por base estudos científicos anteriores sobre a matéria e os discursos dos CEO´s presentes nos relatórios e contas de 5 instituições financeiras portuguesas, que passaram por grandes dificuldades devido às consecutivas crises que se tem sentido ao longo dos últimos anos, tentou perceber-se se as declarações de visão e missão traduzem as estratégias utilizadas, se essas ferramentas foram utilizadas para melhorar as suas performances, se foram ou não uma ajuda importante ou se ao contrário, foram meros instrumentos de “desatenção” ou não mais do que, o cumprimento de uma obrigação, desprovido de conteúdo. Testemunhou-se que algumas destas instituições usaram os discursos dos CEO’s e as consequentes declarações de visão e missão para transmitir informações pouco verdadeiras, na tentativa de obter um ganho de confiança do mercado. As instituições em causa mantiveram estratégias focadas no curto prazo, apenas por interesse dos gestores nos resultados rápidos, em detrimento de estratégias de longo prazo, que beneficiariam no longo prazo, o retorno dos clientes e accionistas. Por último, detetou-se que as organizações em causa neste estudo mantiveram, ao longo do período em estudo, discursos de idêntico teor, estratégias muito idênticas, disponibilizaram produtos e serviços financeiros igualmente idênticos. Somos por isso levados a questionar se terá ou não existido troca de informações sensíveis entre instituições, no sentido da concertação de atuação e que possam ter contribuído para a cartelização do setor financeiro, traindo as leis da concorrência e prejudicando os consumidores.