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Browsing IP - ESEJPArc - Mestrados by advisor "Andrade, Alexandre"
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- O Contributo do Canto na Educação Musical Um Estudo de CasoPublication . Teixeira, Filipe; Andrade, AlexandreO Canto, além de ser um dos melhores processos para o estabelecimento de um meio de comunicação e de uma ligação afetiva é, também, uma das componentes práticas mais utilizadas nas aulas de Educação Musical. Nesta dissertação, apresentamos alguma revisão bibliográfica sobre o Sistema Fonador, a Voz e a Prática do Canto. Ainda, realizamos uma análise a metodologias de vários pedagogos do Ensino da Música – como Ward, Kodaly, Willems, Orff,Martenot, Schafer, e Wuytack – onde nos foi possível concluir que, todos eles deram relevância à prática do Canto no Ensino da Educação Musical. Este projeto foi desenvolvido na EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim, e consistiu em reunir as condições necessárias para a reativação do “Coro da Flávio" e a criação de uma “sala de estudo”, onde o instrumento principal é a voz. A oficina de coro teve início no dia 26 de fevereiro de 2013 e contou com a presença de 15 alunos com idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. Realizou-se uma vez por semana – às terças-feiras – e cada sessão teve a duração de 50 minutos que, por sua vez, estava dividida em três momentos: Exercícios de Relaxamento, Exercícios de Aquecimento Vocal e Leitura e Ensaio de Peças Musicais. Como metodologia foi utilizado o Estudo de Caso que teve como objetivo estudar, refletir e discutir se a aplicação de técnicas utilizadas nas aulas de canto artístico em aulas de educação musical do ensino básico do ensino regular pode motivar os alunos para aprendizagens mais ativas na música vocal, enquanto componente regular não vocacional. As Técnicas de Recolha de Analise de Dados foram a Observação Participante e o preenchimento de um Inquérito por Questionário. Após a análise dos dados recolhidos, foi possível concluirmos que, houve uma boa aceitação e motivação, por parte dos alunos, em relação aos exercícios realizados nas várias sessões. Estes, na sua maioria, reconheceram que tais exercícios foram facilitadores para o uso da voz na interpretação de peças musicais.
- Experiência e vivências ativas na Educação Musical: Oficina da MúsicaPublication . Alvim, Bruno; Andrade, AlexandreO relatório apresentado retrata um conjunto de experiências vividas no desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada no 2º e 3º ciclos na Escola Básica Dr. Costa Matos, durante o ano letivo de 2012/2013. Segundo o programa de Educação Musical inserido no Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), os alunos devem beneficiar de atividades práticas e realizar experiências ativas que permitam alargar o conhecimento e potenciar a criatividade musical. Durante o período de estágio, na prática letiva, verificamos que as aulas por vezes tem um caráter mais teórico do que prático, o que levanta a problemática da falta de oportunidade dos alunos vivenciarem atividades práticas na aprendizagem da música. Após uma análise reflexiva do problema, apresentamos uma proposta de estudo com o objetivo de contribuir para a promoção da prática de atividades musicais. Como resposta ao problema, desenvolvemos um projeto de investigação-ação, onde paralelamente às aulas de Educação Musical, implementamos uma Oficina de Música. Neste âmbito, apresentamos aos alunos um conjunto diversificado de atividades musicais desenvolvidas ao longo de diversas sessões. Durante o projeto foram recolhidos e analisados dados que nos permitiram concluir que as oficinas de música possibilitam aos alunos vivenciar mais intensamente a música e ao mesmo tempo interiorizar os conhecimentos teóricos, contribuindo de forma benéfica para a motivação e a criatividade na aprendizagem da música. Este trabalho possibilitou uma articulação entre a prática letiva e a componente de investigação, fatores considerados essenciais no processo educativo e na aquisição de novos conhecimentos.
- As Redes Sociais em Educação Musical um estudo com alunos do 6º ano da Escola Básica Dr. Costa Matos - V. N. GaiaPublication . Fernandes, Vera; Andrade, AlexandreCom a evolução da internet e o desenvolvimento da web 1.0 para a web 2.0, em que o utilizador passa a ser, simultaneamente, emissor e recetor da informação, nascem um conjunto de aplicações dinâmicas, entre elas, as Redes Sociais que, a cada dia, atraem inúmeros utilizadores, particularmente, os jovens. Verifica-se, assim, que a construção do conhecimento passa a ter bases no Socioconstrutivismo e no Conectivismo, como recentemente foi definido por Siemens. Neste sentido utilizou-se uma Rede Social – EDMODO – através da qual procurou-se verificar como uma Rede Social poderá influenciar o sucesso das classificações dos alunos sendo, simultaneamente, um recurso para as aulas e, em particular para a Educação Musical, um aliado para que a aula tenha um maior tempo disponível para a prática instrumental.