Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.11 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Canto, além de ser um dos melhores processos para o estabelecimento de um meio de
comunicação e de uma ligação afetiva é, também, uma das componentes práticas mais
utilizadas nas aulas de Educação Musical.
Nesta dissertação, apresentamos alguma revisão bibliográfica sobre o Sistema Fonador, a
Voz e a Prática do Canto. Ainda, realizamos uma análise a metodologias de vários
pedagogos do Ensino da Música – como Ward, Kodaly, Willems, Orff,Martenot, Schafer, e
Wuytack – onde nos foi possível concluir que, todos eles deram relevância à prática do
Canto no Ensino da Educação Musical.
Este projeto foi desenvolvido na EB 2/3 Dr. Flávio Gonçalves, Póvoa de Varzim, e
consistiu em reunir as condições necessárias para a reativação do “Coro da Flávio" e a
criação de uma “sala de estudo”, onde o instrumento principal é a voz. A oficina de coro
teve início no dia 26 de fevereiro de 2013 e contou com a presença de 15 alunos com
idades compreendidas entre os 10 e os 12 anos de idade. Realizou-se uma vez por semana
– às terças-feiras – e cada sessão teve a duração de 50 minutos que, por sua vez, estava
dividida em três momentos: Exercícios de Relaxamento, Exercícios de Aquecimento Vocal
e Leitura e Ensaio de Peças Musicais.
Como metodologia foi utilizado o Estudo de Caso que teve como objetivo estudar, refletir
e discutir se a aplicação de técnicas utilizadas nas aulas de canto artístico em aulas de
educação musical do ensino básico do ensino regular pode motivar os alunos para
aprendizagens mais ativas na música vocal, enquanto componente regular não vocacional.
As Técnicas de Recolha de Analise de Dados foram a Observação Participante e o
preenchimento de um Inquérito por Questionário.
Após a análise dos dados recolhidos, foi possível concluirmos que, houve uma boa
aceitação e motivação, por parte dos alunos, em relação aos exercícios realizados nas
várias sessões. Estes, na sua maioria, reconheceram que tais exercícios foram facilitadores
para o uso da voz na interpretação de peças musicais.
Description
Keywords
Canto, Coro, Educação Musical, Sistema Fonador, Técnica Vocal, Voz