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- Experiência e vivências ativas na Educação Musical: Oficina da MúsicaPublication . Alvim, Bruno; Andrade, AlexandreO relatório apresentado retrata um conjunto de experiências vividas no desenvolvimento da Prática de Ensino Supervisionada no 2º e 3º ciclos na Escola Básica Dr. Costa Matos, durante o ano letivo de 2012/2013. Segundo o programa de Educação Musical inserido no Currículo Nacional do Ensino Básico (2001), os alunos devem beneficiar de atividades práticas e realizar experiências ativas que permitam alargar o conhecimento e potenciar a criatividade musical. Durante o período de estágio, na prática letiva, verificamos que as aulas por vezes tem um caráter mais teórico do que prático, o que levanta a problemática da falta de oportunidade dos alunos vivenciarem atividades práticas na aprendizagem da música. Após uma análise reflexiva do problema, apresentamos uma proposta de estudo com o objetivo de contribuir para a promoção da prática de atividades musicais. Como resposta ao problema, desenvolvemos um projeto de investigação-ação, onde paralelamente às aulas de Educação Musical, implementamos uma Oficina de Música. Neste âmbito, apresentamos aos alunos um conjunto diversificado de atividades musicais desenvolvidas ao longo de diversas sessões. Durante o projeto foram recolhidos e analisados dados que nos permitiram concluir que as oficinas de música possibilitam aos alunos vivenciar mais intensamente a música e ao mesmo tempo interiorizar os conhecimentos teóricos, contribuindo de forma benéfica para a motivação e a criatividade na aprendizagem da música. Este trabalho possibilitou uma articulação entre a prática letiva e a componente de investigação, fatores considerados essenciais no processo educativo e na aquisição de novos conhecimentos.
- Determinantes do Marketing ExperiencialPublication . Pratas, Catarina; Dias, Álvaro; Patuleia, MafaldaPine e Gilmore (1998), considerando que os consumidores da atualidade procuram por experiências extraordinárias e memoráveis, definiram o conceito da Economia das Experiências. A partir desta altura vários estudos e aplicações têm sido desenvolvidos aplicando este novo conceito. Tendo em conta esta nova fase da economia, também o marketing sentiu necessidade de evoluir, dando início à era do Marketing Experiencial, cujo seu principal pilar assenta nas vivências reais de experiências por parte do consumidor. O turismo é um dos setores de atividade que mais tem impulsionado a aplicação deste novo marketing, uma vez que as viagens turísticas podem proporcionar a vivência de uma grande variedade de experiências memoráveis, que vão de encontro aos desejos e necessidades dos turistas da atualidade. O presente trabalho pretende avaliar as relações entre as experiências do Turismo de City Breaks e a satisfação dos turistas com as mesmas. Para isso, o estudo foi desenvolvido, tendo como base a escala definida por Oh et al. (2007), para medir o conceito de economia das experiências aplicada ao setor do turismo.