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Browsing AM - CS - EGARH by advisor "Bandeira , Ana Maria Carapelho Romão Leston"
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- A Capacidade de Lições Aprendidas no Âmbito do Planeamento, Condução e Conclusão do Exercício ORIONPublication . Cardoso,João Rafael Paulino dos Santos; Dias , Paulo Alexandre das Neves Rodrigues; Bandeira , Ana Maria Carapelho Romão LestonA presente investigação analisou a aplicação da Capacidade de Lições Aprendidas no contexto do exercício ORION do Exército português, com o objetivo de compreender de que modo esta capacidade contribuiu para o ciclo de planeamento, condução e avaliação dos exercícios. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à realização de entrevistas semiestruturadas dirigidas a participantes com funções relevantes no processo de lições aprendidas. A análise dos dados revelou uma evolução significativa da integração da aprendizagem organizacional no Exército, verificando-se o reforço da participação da Capacidade de Lições Aprendidas no planeamento dos exercícios, a dinamização da recolha de dados durante a condução e a sistematização das práticas de avaliação e disseminação de conhecimento. Constatou-se que a Capacidade de Lições Aprendidas promoveu mudanças estruturais e culturais, favorecendo uma cultura de melhoria contínua, inovação e adaptação institucional. Contudo, as principais limitações do estudo prenderam-se com a dimensão da amostra e a ausência de observação direta dos exercícios. Em termos conclusivos, o estudo sublinha a importância da Capacidade de Lições Aprendidas como mecanismo estratégico para a transformação organizacional e para a resposta eficaz aos desafios operacionais contemporâneos.
- Programas Especiais de Policiamento de ProximidadePublication . Gonçalves, Daniel Silva; Bandeira , Ana Maria Carapelho Romão Leston; Copeto , Rogério Paulo MagroA investigação intitulada “Programas Especiais de Policiamento de Proximidade: O impacto do Programa Escola Segura na População Juvenil”, centra-se na perceção que os estudantes e outros elementos da comunidade escolar constroem acerca da Guarda Nacional Republicana e do seu contributo para o sentimento de segurança na comunidade escolar. Nesse sentido, o seu objetivo geral consiste em analisar as repercussões da aplicação do Programa Escola Segura em dois estabelecimentos de ensino situados na zona de Sintra, a Escola Básica e Secundária do Alvide e a Escola Básica e Secundária Helena Cidade Moura. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso duplo, a que se aplicou uma abordagem de natureza mista, decorrente da aplicação de técnicas de recolha de dados qualitativas e quantitativas (inquérito por entrevista e inquérito por questionário, respetivamente). Deste estudo emergiram os seguintes resultados: as duas escolas são percecionadas como ambientes seguros, sentimento que os alunos e outros participantes atribuem à presença da Guarda no espaço educativo; essas opiniões positivas revelam-se igualmente na avaliação feita quanto à Guarda e às ações por ela desenvolvidas no âmbito do Programa Escola Segura. Ao mesmo tempo, as amostras inquiridas consideram que a frequência e assiduidade da presença policial é relativamente baixa, situação contraproducente face aos demais resultados apresentados. Concluiu-se assim, que existe um impacto positivo, proveniente da aplicação do Programa Escola Segura, quer na opinião dos alunos, quer por parte dos representantes das associações de pais, dos dirigentes escolares e dos próprios militares. Tal situação reflete-se em efeitos particularmente benéficos ao nível da perceção de segurança da comunidade escolar, e da sua opinião em relação ao papel da Guarda e à necessidade de aprofundar e promover este programa.
