| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 858.63 KB | Adobe PDF |
Abstract(s)
A presente investigação analisou a aplicação da Capacidade de Lições Aprendidas no
contexto do exercício ORION do Exército português, com o objetivo de compreender de que
modo esta capacidade contribuiu para o ciclo de planeamento, condução e avaliação dos
exercícios. Adotou-se uma metodologia de investigação qualitativa, recorrendo à realização
de entrevistas semiestruturadas dirigidas a participantes com funções relevantes no processo
de lições aprendidas. A análise dos dados revelou uma evolução significativa da integração
da aprendizagem organizacional no Exército, verificando-se o reforço da participação da
Capacidade de Lições Aprendidas no planeamento dos exercícios, a dinamização da recolha
de dados durante a condução e a sistematização das práticas de avaliação e disseminação de
conhecimento. Constatou-se que a Capacidade de Lições Aprendidas promoveu mudanças
estruturais e culturais, favorecendo uma cultura de melhoria contínua, inovação e adaptação
institucional. Contudo, as principais limitações do estudo prenderam-se com a dimensão da
amostra e a ausência de observação direta dos exercícios. Em termos conclusivos, o estudo
sublinha a importância da Capacidade de Lições Aprendidas como mecanismo estratégico
para a transformação organizacional e para a resposta eficaz aos desafios operacionais
contemporâneos.
Description
Keywords
Pedagogical Context
Citation
Publisher
CC License
Without CC licence
