ISEC - Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC - Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação by advisor "Alves, Ana Cristina Costa Oliveira"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Descoberta de fluxos de diálogo através de técnicas de aprendizagem computacionalPublication . Martins, Daniel Lemos; Alves, Ana Cristina Costa Oliveira; Oliveira, Hugo GonçaloOs centros de atendimento são alvo de elevada pressão para atingir altos níveis de exigência, fruto da migração de mercados para o mundo digital. Os utilizadores cada vez mais esperam ter os seus problemas resolvidos em tempo real e à distância de um clique. Por esta razão, estes serviços tornam-se essenciais na relação cliente empresa. O sucesso ou insucesso da interação entre um cliente e um centro de atendimento depende principalmente dos agentes envolvidos, sejam humanos ou virtuais, pois são eles que desempenham o papel principal na comunicação com o utilizador. Com os avanços da Inteligência Artificial e de Machine Learning tem-se procurado desenvolver soluções capazes de automatizar ou acelerar a comunicação com o utilizador. No entanto, são muitos os desafios encontrados para atingir o objetivo final: uma otimização dos agentes inteligentes para que ofereçam uma resposta rápida e eficaz. Desta forma, é imperativo manter completo e atualizado o conhecimento destes agentes para que possam responder às necessidades e requisitos dos clientes. Neste sentido, o presente trabalho utiliza técnicas de Processamento de Linguagem Natural e recorre à aprendizagem não supervisionada para agrupar falas em diferentes conjuntos de diálogos públicos de acordo com o seu significado. São utilizadas diferentes representações das falas, que levam a uma análise sobre o que os clusters obtidos representam e do que se aproximam. Esse clustering permite identificar sequências entre conjuntos relacionados de falas, e assim representar fluxos de diálogo. Estes permitem dar uma visão de alto nível de conversas, que servirão de auxílio aos agentes inteligentes e, consequentemente, aos centros de atendimento. Esse auxílio foi testado através da criação de um chatbot que tenha como orientação os fluxos que foram produzidos. Através de abordagens não supervisionadas propõe-se uma metodologia para criar fluxos de diálogo que podem ser uma ferramenta valiosa para melhorar a eficiência de sistemas de recomendação.
- Desenvolvimento de um protótipo de um Futebol GPTPublication . Graça, Andreia Filipa Almeida; Alves, Ana Cristina Costa OliveiraNos últimos anos, a Generative AI tem-se destacado como um dos campos mais inovadores, observando-se significativos avanços em diversas áreas: informática, marketing ou saúde. A popularidade da tecnologia tornou-se mais evidente com o lançamento do chatbot ChatGPT da OpenAI em 2022. Em paralelo, o futebol permanece ao longo dos séculos como o desporto mais popular do mundo, somando milhões de adeptos que consomem informações de forma constante para se manterem atualizados. Ao fundir estes dois mundos, surge uma proposta promissora materializada no estágio curricular denominado SportGPT. Este projeto visa o estudo e desenvolvimento de um GPT do futebol (semelhante a um ChatGPT, mas centrado somente nessa temática), um protótipo que permite aos utilizadores realizarem perguntas futebolísticas e obterem respostas em tempo real, atualizadas e precisas. O desenvolvimento será realizado em linguagem python, utilizando LLMs (Large Language Models) da OpenAI e a uma base de dados de grafos (Neo4J). A interface da aplicação mobile será construída em Flask. Os LLMs são modelos treinados com enormes quantidades de informações com fim a compreender e gerar texto em linguagem natural, responder a perguntas ou outras tarefas linguísticas. Convém ressaltar que os LLMs enfrentam desafios notáveis como geração de respostas imprecisas / incorretas (conhecidas como alucinações) e ainda desatualização dos dados. Contudo, ao recorrer a uma base de conhecimentos interna com dados de futebol e descartando os conhecimentos do LLM poderá ser possível mitigar esses problemas, garantindo a fiabilidade das respostas fornecidas. Assim, o projeto SportGPT pretende ser uma ferramenta robusta e precisa para os entusiastas e curiosos do futebol.
- GISPRESS : plataforma de processamento e visualização em modo dinâmico de informação georreferenciadaPublication . Batista, Raquel Alexandra dos Santos; Alves, Ana Cristina Costa OliveiraOs Sistemas de Informação Geográfica (SIG) têm obtido uma importância muito significativa ao longo das últimas décadas, generalizando-se a sua utilização quer ao nível profissional, quer para fins pessoais, por exemplo para ajudar no planeamento de uma viagem, para identificar e localizar atrações turísticas, hotéis e restaurantes. As alterações que se verificam no território , como o crescimento urbano, a expansão de infraestruturas, o desenvolvimento de atividades económicas, entre outras, criam uma enorme quantidade de informação que precisa de ser gerida pelos municípios. Esta informação é fundamental para uma gestão eficaz do território. Com a crescente evolução dos SIG, foi necessário adquirir software para ajudar os municípios a gerirem informação georreferenciada com diversos serviços que vão desde a emissão de plantas, gestão de infraestruturas urbanas, entre muitos outros, sendo um dos pilares da modernização administrativa autárquica. No entanto, nem todas as aplicações apresentam serviços de gestão de pontos de interesse, como por exemplo, monumentos, escolas, hospitais, pontos turísticos, e respetiva georreferenciação com a possibilidade de consulta por parâmetros. Para tal, neste projeto desenvolveu-se uma plataforma de gestão e visualização de conteúdos geográficos dinâmicos e inteligentes com ferramentas e tecnologias open source mais adequadas ao problema, de modo a dar a conhecer o território e disponibilizar o acesso a serviços online no domínio da informação geoespacial. Assim, os utilizadores poderão usufruir de uma plataforma que permite a consulta do Plano Diretor Municipal (PDM), a emissão de plantas de localização entre outras funcionalidades. O objetivo deste projeto consiste em mostrar aos municípios uma plataforma com uma base de dados devidamente estruturada e dinâmica, inserida nos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que é uma mais-valia para as autarquias que, oferece uma elevada capacidade de intervenção na melhoria de vários módulos da região, permitindo assim ao utilizador realizar consultas de forma autónoma.