Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
8.02 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos últimos anos, a Generative AI tem-se destacado como um dos campos mais
inovadores, observando-se significativos avanços em diversas áreas: informática,
marketing ou saúde. A popularidade da tecnologia tornou-se mais evidente com o
lançamento do chatbot ChatGPT da OpenAI em 2022. Em paralelo, o futebol
permanece ao longo dos séculos como o desporto mais popular do mundo,
somando milhões de adeptos que consomem informações de forma constante para
se manterem atualizados. Ao fundir estes dois mundos, surge uma proposta
promissora materializada no estágio curricular denominado SportGPT. Este projeto
visa o estudo e desenvolvimento de um GPT do futebol (semelhante a um ChatGPT,
mas centrado somente nessa temática), um protótipo que permite aos utilizadores
realizarem perguntas futebolísticas e obterem respostas em tempo real, atualizadas e
precisas. O desenvolvimento será realizado em linguagem python, utilizando LLMs
(Large Language Models) da OpenAI e a uma base de dados de grafos (Neo4J). A
interface da aplicação mobile será construída em Flask. Os LLMs são modelos
treinados com enormes quantidades de informações com fim a compreender e gerar
texto em linguagem natural, responder a perguntas ou outras tarefas linguísticas.
Convém ressaltar que os LLMs enfrentam desafios notáveis como geração de
respostas imprecisas / incorretas (conhecidas como alucinações) e ainda
desatualização dos dados. Contudo, ao recorrer a uma base de conhecimentos
interna com dados de futebol e descartando os conhecimentos do LLM poderá ser
possível mitigar esses problemas, garantindo a fiabilidade das respostas fornecidas.
Assim, o projeto SportGPT pretende ser uma ferramenta robusta e precisa para os
entusiastas e curiosos do futebol.
Description
Keywords
Futebol SportGPT