AM - CET - EC - Dissertação de Mestrado
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Browsing AM - CET - EC - Dissertação de Mestrado by advisor "Colen, Inês"
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- Caracterização do estado de degradação dos elementos da envolvente e espaços exteriores de edifícios escolares em serviçoPublication . Luís, João; Colen, Inês; Silva, SóniaO objetivo desta dissertação é a apresentação de uma metodologia para a caracterização do estado de degradação dos elementos da envolvente e espaços exteriores de edifícios escolares em serviço. O objeto de estudo da dissertação é constituído por duas escolas básicas do 1º ciclo. Foram realizadas inspeções aos dois edifícios, com o objetivo de fazer o levantamento das anomalias existentes. É de referir que a metodologia desenvolvida poderá ser utilizada na caracterização de outros edifícios escolares. Foi organizada uma base de dados, tendo em conta a caracterização funcional e a construtiva das escolas e na informação recolhida nas inspeções levadas a cabo durante as visitas efetuadas às escolas. A base de dados permitiu a realização de uma análise estatística, cujo conteúdo permite fazer a caracterização pretendida dos edifícios. As anomalias foram classificadas com base em níveis de gravidade, divididos em três níveis: 1 (menos grave), 2, e até 3 (o mais grave). As anomalias foram divididas por elementos fonte de manutenção e por espaços funcionais. Desta forma, foi possível fazer a análise dos espaços funcionais mais afetados, associando a degradação ao tipo de utilização, bem como verificar quais os elementos fonte de manutenção mais afetados. Através da utilização de informação recolhida em 2007, foi possível fazer a análise da evolução do estado de degradação dos edifícios escolares objeto de estudo e verificar se o plano de manutenção proposto por Silva (2011) foi, ou não, implementado. Verificou-se que as anomalias mais frequentes correspondem a fraturas ou elementos partidos, a elementos em falta, a elementos sem funcionamento ou à presença de detritos. Foi verificado que o aparecimento destas anomalias pode ser relacionado com o tipo de utilização, com a falta de atividades de manutenção e com a escolha dos materiais, variando para cada escola. A comparação entre os resultados obtidos através da aplicação da metodologia aos dados de 2013 e aos resultados obtidos com os dados de 2007, permitiu verificar que, de uma forma geral, o nível de gravidade das anomalias piorou. Assim, com esta dissertação foi possível verificar a existência de indícios de que, em termos gerais, a manutenção planeada não foi executada nos prazos estabelecidos. Foi possível concluir que, caso os prazos estipulados para as atividades de manutenção tivessem sido cumpridos, muitas das anomalias observadas não teriam ocorrido e as que persistiram teriam sido corrigidas.
- Caracterização do Estado de degradação dos elementos interiores de edifícios escolares em serviçoPublication . Nogueira, Wilson; Colen, Inês; Mª Cancela, SilvaA presente dissertação tem como principal objetivo a caracterização do estado de degradação dos elementos interiores de edifícios escolares em serviço. Foram objeto de estudo duas escolas básicas de primeiro ciclo, às quais foram realizadas inspeções para verificação das diversas anomalias apresentadas pelos elementos interiores, com vista à caracterização do estado de degradação dos mesmos. A caracterização funcional e construtiva das escolas, associada às informações recolhidas pelas inspeções, permitiu a organização de uma base de dados que foi usada para a realização de uma análise estatística. A metodologia utilizada para a caracterização das duas escolas visou a atribuição de níveis de gravidade às anomalias. Simultaneamente, fez-se referência em que espaços funcionais das escolas as anomalias se localizavam, bem como quais os elementos fonte de manutenção afetados. Esta informação permitiu a caracterização do estado de degradação dos elementos interiores da construção e respetivos espaços funcionais. Com o acesso ao registo das anomalias identificadas nestas escolas em 2007 e utilizando a mesma metodologia verificou-se, com a comparação de níveis de gravidade, a evolução do estado de degradação das duas escolas, analisando ocorrência das atividades de manutenção periodicamente estipuladas. As anomalias com maior recorrência nas escolas referem-se ao descasque e à escamação, maioritariamente nos revestimentos de paredes e nas pinturas, e referem-se também ao deficiente funcionamento de alguns equipamentos, que resultaram da ausência da manutenção prevista. Algumas anomalias têm relação direta com humidade, nomeadamente infiltrações,empolamentos e descasque de pinturas. Com a comparação de resultados obtidos pela classificação das anomalias presenciadas em 2013 e em 2007, concluiu-se que maioritariamente foi mantido o estado de degradação durante o intervalo entre as duas inspeções. Com a conclusão deste trabalho verificou-se que, se as atividades de manutenção tivessem sido realizadas mediante os prazos estipulados, muitas das anomalias não teria ocorrido, levando ao prolongamento do nível funcional dos diversos elementos da construção.
- Catálogo de técnicas de diagnóstico em elementos estruturais de edifícios correntes em betão armadoPublication . Correia, Sérgio; Colen, InêsHoje em dia, tanto do ponto de vista económico como em termos de sustentabilidade ambiental, é consensual, prolongar a vida útil dos edifícios, tanto quanto a sua degradação física natural (envelhecimento) o permitir. Assim sendo, a manutenção e reabilitação dessas infraestruturas ganha uma importância ainda maior num contexto de análise de ciclo de vida. É também do conhecimento geral, que os edifícios e as suas infraestruturas, com o passar do tempo, falta de manutenção, ou por causas naturais ou acidentais, se vão degradando com o aparecimento de anomalias. Desta forma, o diagnóstico das anomalias que afetam edifícios correntes, assume um papel de grande importância, nomeadamente quando se tratam de anomalias em elementos estruturais. Estas anomalias podem por em causa a segurança estrutural de um edifício e o seu devido funcionamento, e, por isso mesmo, é importante dotar os profissionais técnicos no ramo da Engenharia Civil, de ferramentas próprias, adequadas e eficazes que consigam dar um contributo para o diagnóstico eficiente deste tipo de anomalias. Assim, é essencial, que os técnicos que se dediquem a este tipo de diagnóstico,possam ter um conhecimento mais aprofundado e sistematizado, acerca das várias técnicas e ensaios existentes para diagnosticar casos que o necessitem. No decorrer da elaboração desta dissertação, constatou-se a grande lacuna na sistematização, de toda a informação existente, relativa ao diagnóstico de anomalias em edifícios, às técnicas atualmente existentes e a procedimentos de ensaio. Desta forma, urge a necessidade de compilar, organizar e sistematizar toda a informação existente e relevante para um adequado diagnóstico de edifícios. A presente dissertação pretende, assim, dar um contributo na área da construção, para o problema da falta de informação existente sobre técnicas de diagnóstico em elementos estruturais de edifícios correntes. Para isso, este trabalho propõe um modelo de fichas de técnicas de diagnóstico, que sistematiza a informação técnica transversal às várias técnicas de diagnóstico e ensaios existentes. Desta forma, é possível a elaboração de um catálogo, com vista à identificação, sistematização e divulgação das técnicas de diagnóstico aplicáveis a edifícios a reabilitar, com especial incidência naquelas cuja aplicação remete para elementos estruturais de edifícios. O trabalho elaborado resulta na conceção de um catálogo, que enquadra 17 fichas individuais para técnicas de diagnóstico para elementos estruturais de edifícios correntes.