ESEJD - Educação Pré-Escolar
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by advisor "Ruivo, Isabel Maria Silva"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As competências linguísticas de crianças de 4 e 5 anos: estratégias de IntervençãoPublication . Mendonça, Joana Jorge Carvalho; Ruivo, Isabel Maria SilvaEste trabalho pretende fomentar uma reflexão sobre as vantagens do desenvolvimento das competências linguísticas na educação pré-escolar. O objetivo deste estudo foi a criação de tarefas pedagógicas que trabalhassem especificamente as competências linguísticas na área da fonologia, da morfossintaxe, da semântica e da pragmática. As tarefas de avaliação, bem como as práticas pedagógicas, foram aplicadas a 15 crianças, que frequentavam a sala dos 4 anos do Centro Paroquial do Estoril. A aplicação das atividades realizadas com as crianças revelaram que o tipo de abordagem pedagógica específica nestas competências influenciaram o desempenho linguístico das crianças no comportamento da consciência linguística (fonológica, morfossintática, semântica e pragmática) tornando o seu discurso oral mais eficaz, fazendo com que a criança tenha consciência da sua utilização o que facilitará a integração dos conceitos da linguagem escrita como a compreensão da leitura (interpretação, identificação da ideia principal, etc…) e o desenvolvimento do discurso escrito. Concluímos que as atividades pedagógicas fazem a criança entrar no mundo linguístico e conhecê-lo de forma a poder integrá-lo e dominá-lo.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Carvalho, Denise Vanessa Ferreira; Ruivo, Isabel Maria SilvaO presente Relatório de Estágio Profissional I, II e III foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar na Escola Superior de Educação João de Deus. Tem como objetivo apresentar as diferentes situações vividas e aprendizagens adquiridas durante o Estágio. Faço a ressalva de que os EP I e II foram realizados no ano letivo 2010/2011 e o EP III no ano letivo 2019/2020. Este relatório está dividido em 4 capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e, por fim, a apresentação de uma Proposta de Projeto Educativo a implementar na Educação Pré-Escolar. No primeiro capítulo são apresentados dez relatos de estágio assim como as respetivas inferências, sendo que sete desses relatos são atividades realizadas pelas educadoras e os restantes três descrevem atividades realizadas por mim com o grupo de crianças. No segundo capítulo apresento seis planificações efetuadas no âmbito da educação Pré-Escolar, nas diferentes faixas etárias, estando estas devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo diz respeito à avaliação. Aqui é descrito a importância da mesma e apresento três dispositivos de avaliação, com os critérios e parâmetros utilizados para a sua realização. No quarto capítulo é apresentado um trabalho de projeto, que tem como nome “Animal Ark”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças em idade pré-escolar para a preservação da vida animal. Por fim, termino o meu Relatório de Estágio Profissional com as considerações finais, que nada mais são do que uma reflexão do meu percurso académico ao longo deste Mestrado. Nesta secção estarão descritas as minhas aprendizagens e as minhas dificuldades ao longos dos três semestres de estágio.