ISSSP - Dissertações de mestrado em Gerontologia Social
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Browsing ISSSP - Dissertações de mestrado em Gerontologia Social by advisor "Carneiro, José"
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- O caso do plano de marketing da estrutura residencial para pessoas idosas da Santa Casa da Misericórdia de EspinhoPublication . Soares, Iolanda Ilídia Resende; Reis, José Alberto; Carneiro, JoséO presente trabalho teve como principal objetivo a elaboração de um plano de marketing para a Estrutura Residencial para Pessoas Idosas da Santa Casa da Misericórdia de Espinho, enquanto ferramenta de gestão. Para isso, foi efetuada a revisão bibliográfica nas áreas do envelhecimento, institucionalização, economia social, marketing e marketing social, bem como sobre plano de marketing. O envelhecimento da população é o tema da atualidade e a preocupação do futuro, uma vez que o aumento do número de idosos exige uma adaptação do mercado, no sentido de ir de encontro às necessidades desta faixa etária e seus familiares. A alteração na estrutura familiar e no mercado de trabalho exigem que os cuidados aos mais velhos sejam muitas vezes prestados por entidades externas, sendo por isso importante o aumento e diversidade das respostas. Outra preocupação que está intrinsecamente relacionada com a emergência de criação de respostas sociais adaptadas prende-se com a sustentabilidade das mesmas, especialmente aquelas que carecem de apoios estatais. Neste contexto o marketing, enquanto ferramenta de gestão pode e deve ser utilizado pelas organizações sem fins lucrativos. Com a sua missão de serviço e apoio ao bem-estar do outro, necessitam também de garantir que esse apoio é fornecido de forma permanente e sustentável. Assim, muitas instituições deparam-se com a necessidade de adoção de estratégias que visem o cumprimento dos objetivos a que se propõem, desconhecendo que o plano de marketing é a ferramenta mais adequada para isso. Demonstrar a importância desta ferramenta ao serviço das organizações sem fins lucrativos, é prepará-las para um futuro próximo em que os financiamentos estatais serão reduzidos e será necessário um conjunto de acções que garantam a sustentabilidade das mesmas.