IPC - ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPC - ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra by advisor "Amaral, Ana Paula"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Estratégias de coping e stress no ensino superiorPublication . Santos, Carla Sofia; Amaral, Ana PaulaEste trabalho pretende avaliar o efeito de um programa sobre estratégias para lidar com o stress, "Stress e os 5 sentidos", em alunos de cinco turmas do primeiro ano do ensino superior. Este estudo tem como objetivo promover atitudes, comportamentos e estilos de vida saudáveis que permitam ao estudante lidar com o stress de forma equilibrada e melhorar a sua capacidade de adaptação ao ensino superior. (...)
- Literacia em saúde mental de adolescentes e jovens sobre depressão e abuso de álcoolPublication . Pedreiro, Ana Teresa Martins; Amaral, Ana PaulaO conceito de literacia em saúde mental refere-se aos conhecimentos e crenças sobre as perturbações mentais e inclui o seu reconhecimento, gestão e prevenção. A literacia em saúde mental tem influência sobre o reconhecimento precoce das perturbações e os comportamentos de procura de ajuda. O baixo nível de literacia em saúde mental de adolescentes e jovens é apontado como uma das razoes para a escusa ou adiamento da procura de ajuda. (...)
- O papel do educador num programa de promoção e educação para a saúde na "Equipa de Rua Reduz"Publication . Anjos, Maria de Fátima Silva dos; Amaral, Ana Paula; Relvas, JoãoO presente trabalho foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação para a Saúde, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde e Escola Superior de Educação de Coimbra, com o objectivo de contribuir para a definição do papel do educador para a saúde na redução de riscos e minimização de danos e, ao mesmo tempo, apoiar os toxicodependentes na construção de um estilo de vida saudável e contribuir para a melhoria da sua autoestima. A acção foi implementada junto de dezasseis utentes da “Equipa de Rua Reduz”, da Caritas Diocesana de Coimbra, sobretudo toxicodependentes, trabalhadores do sexo, sem-abrigo, mas também outras vítimas de exclusão social, que voluntariamente participaram nas actividades propostas. Foram realizadas acções de promoção da saúde física, sobre os seguintes temas: cuidados de higiene e alimentação, prestação de assistência em caso de overdose e prevenção de doenças oncológicas. Procurou-se ainda melhorar a autoconfiança dos participantes através da terapia pela arte e aproximar os toxicodependentes da comunidade envolvente através da limpeza dos locais de consumo. As actividades foram avaliadas através de inquéritos por questionário e conversas informais com os adictos. No processo de avaliação foi possível verificar a alteração de alguns comportamentos, cumprindo objectivos, bem como observar a satisfação dos utentes com a sua participação activa nas actividades. Foram ainda aplicadas entrevistas a membros da “Equipa Reduz”, que contribuíram, embora não na medida desejada, para identificar as funções do educador para a saúde numa equipa de redução de danos. Para além do trabalho já realizado por estas instituições, de sensibilização para prevenção de doenças infecciosas, o educador pode diversificar as respostas educativas das equipas, trabalhando outras questões relativas à saúde física, mental e social dos adictos, como foi o caso das actividades realizadas ao longo do projecto. Cabe ainda ao educador aproximar-se dos toxicodependentes, de modo a melhor conhecer as suas necessidades e adaptar a elas os objectivos do seu trabalho. Por último, o educador pode apoiar os toxicodependentes na aquisição de autonomia e no respeito pelas regras institucionais, contribuindo para a resolução de um dos maiores desafios das instituições de redução de danos.
- Promoção da literacia sobre hábitos de sono saudáveis em adolescentesPublication . Pimentel, Sandra Margarida dos Santos Rodrigues; Amaral, Ana PaulaO sono consiste num processo fisiológico complexo influenciado por fatores biológicos, sociais, culturais e ambientais. A qualidade do sono representa um indicador importante na saúde e no bem-estar dos adolescentes .A falta de horas de sono e o sono perturbado estão associados à baixa prestação académica, na medida em que potenciam dificuldades de atenção, a falta de concentração, a sonolência diurna e a abstinência escolar. Um conjunto de regras e práticas saudáveis de sono desenvolvem o empoderamento dos adolescentes ajudando a promover a sua saúde. (...)
- Promoção da saúde em idosos: projeto de intervenção na demênciaPublication . Evangelista, Diana Sofia Monteiro; Amaral, Ana PaulaO presente projeto de intervenção realizado no âmbito da educação para a saúde teve como principal objetivo estudar a influência da atividade física e da estimulação cognitiva, nas capacidades funcional e cognitiva do idoso com demência, bem como na sua qualidade de vida. Pretendemos assim manter a capacidade funcional e cognitiva do idoso e melhorar a qualidade de vida do mesmo. (...)
- Promoção da saúde mental em idosos: projeto de intervenção na depressão com base na animação socioculturalPublication . Costa, Patricia Isabel Ferreira da Silva; Amaral, Ana PaulaEste projeto de intervenção, realizado no âmbito da educação para a saúde, teve como principal objetivo estudar a influência da animação siciocultural nos idosos com depressão. Mais objetivamente, pretendemos diminuir os sintomas de depressão nos idosos, através de atividades de animação sociocultural direccionadas para apromoção do relacionamento interpessoal, da auto-estima e do humor positivo do idoso. (...)