IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul
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O Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul é constituído por três Escolas Superiores:
Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada;
Escola Superior de Tecnologia e Gestão Jean Piaget;
Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve.
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Browsing IP - IPJPS - Instituto Politécnico Jean Piaget do Sul by advisor "Campos, Maria Orquídea"
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- A afetividade na transição do pré-escolar para 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Jorge, Ana Cláudia; Campos, Maria OrquídeaO presente estudo intitulado de “A Afetividade na Transição do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico”, procura sensibilizar todos os profissionais e intervenientes na transição de uma criança do Pré-escolar para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste relatório é apresentado um estudo de natureza qualificativa-interpretativa, com base na problemática, que teve como pergunta de partida: “Porquê a diferença na relação afetiva entre o Educador e o Professor de 1.º Ciclo com as suas crianças?” O instrumento utilizado para a recolha de dados foi baseado em quatro entrevistas com duas Educadoras de Infância e dois Professores de 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo estes de escolas diferentes para haver assim uma maior variedade na amostra. Ao longo de todo o relatório, queremos dar resposta à questão acima colocada, acreditando, assim que uma boa relação afetiva é a base para uma boa relação pedagógica, e isso será aqui espelhado assim como a preocupação e convicção que uma educação com base na relação afetiva é uma mais-valia para todos os intervenientes. A transição de ciclo, deve ser olhada pelos profissionais como um tema importante para as nossas crianças, tanto no Pré-Escolar como no 1.º Ciclo, o Afeto deve estar presente em todo este processo para torná-lo assim mais calmo e sereno para todas as crianças que vivenciam esta fase tão importante das suas vidas.
- O ensino e a formação das terapias não convencionais:Publication . Domingues, Andrea; Campos, Maria OrquídeaEste estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias Não Convencionais.