Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.77 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo analisa a integração diferencial da formação em acupuntura nas escolas com ensino
técnico e instituições do ensino superior com licenciatura em Portugal. Estudos afirmam que
mudanças na formação dos profissionais de saúde são de extrema necessidade, promovendo
novos elementos na perspetiva dos cuidados aos utentes, o que acontece nos currículos, no
âmbito das práticas de Terapias Não Convencionais (TNC). Estas terapêuticas são consideradas
pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como medicina complementar e que se vêm
difundindo, nas últimas décadas, pelo mundo ocidental, como métodos de tratamento
alternativo. Este estudo visa desenvolver uma pesquisa acerca do ensino e da formação das
TNC, nomeadamente, da acupuntura, caracterizando o ensino superior e não superior em
Portugal, argumentado pelos requisitos de ingresso em ambas ações de formação e pela análise
da qualificação/competências de um profissional com formação técnica para um profissional
com ensino superior. Trata-se de um estudo com abordagem descritiva e qualitativa sobre o
ensino e a formação das TNC, com as combinações das palavras Ensino, Formação, Terapias
Não Convencionais.
Description
Keywords
Ensino Formação Terapias não convencionais Ensino superior Ensino não superior