IUM - Instituto Universitário Militar
Permanent URI for this community
A Biblioteca do IUM, especializada em Ciências Militares, tem como missão apoiar as actividades de estudo e investigação do Instituto, disponibilizando de forma adequada e profissional os recursos de informação necessários ao desempenho das actividades de Ensino, Investigação e Formação Permanente.
http://www.iesm.pt/
Browse
Browsing IUM - Instituto Universitário Militar by advisor "Fachada, Cristina Paula de Almeida"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Influência da formação militar de carreira no desenvolvimento de competências dos militares das Forças Armadas portuguesasPublication . Loureiro, Nuno Alberto Rodrigues Santos; Fachada, Cristina Paula de AlmeidaEste estudo avaliou o impacto da formação militar de carreira no desenvolvimento das competências de 663 oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas portuguesas. Utilizando uma abordagem quantitativa, os resultados revelaram que, pese embora o impacto da formação no desenvolvimento das competências varie entre as categorias, os ramos e cursos frequentados, os militares percebem-na como positivamente impactante sobre a transferência de aprendizagens para o local de trabalho. Em geral, os militares estão motivados para a formação, mas percebem deficiências no desenho de transferência e no clima de suporte à transferência. Neste âmbito, as evidências revelaram ainda que melhorias nesses fatores (que neste estudo são igualmente apresentadas) estão diretamente correlacionadas com uma maior transferência das aprendizagens para o trabalho, com a perceção de desenvolvimento de competências a desempenhar um papel mediador nessa relação. Globalmente, a formação militar de carreira é vista como crucial, ainda que com impacto variado (desde limitado a moderado) na preparação dos militares – especialmente no desenvolvimento das competências percebidas como mais relevantes para as suas funções – e a perceção de desenvolvimento de competências está relacionada com uma maior disposição para transferir essas competências para o local de trabalho.
- Satisfação no trabalho e comprometimento organizacional nos oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas PortuguesasPublication . Ferrão, Hugo Miguel da Mata; Fachada, Cristina Paula de AlmeidaAs Forças Armadas (FFAA) portuguesas, como qualquer outra Instituição, são, sobretudo, constituídas por pessoas, não existindo nada de mais importante nas FFAA do que os seus recursos humanos, ainda para mais porque caracterizados por todo um conjunto de idiossincrasias inerentes à sua Condição Militar, e porque dotados de know-how(s) altamente especializado(s). Este facto, aliado à crescente falta de efetivos com que se confronta o meio castrense, traduziu-se no objetivo desta dissertação de analisar a relação entre a satisfação no trabalho e o comprometimento organizacional nos oficiais e sargentos dos QP das FFAA portuguesas, numa amostra (n = 1.373), representativa deste universo de militares. Metodologicamente, seguiu-se um raciocínio dedutivo, assente numa estratégia de investigação quantitativa e num desenho de pesquisa de tipo estudo de caso, tendo os dados sido recolhidos através de questionário. Apesar de se observarem diferenças de médias intergrupos (oficiais/sargentos), inter-Ramos e inter algumas variáveis sociodemográficas, a generalidade dos resultados revelaram que o Comprometimento Afetivo (CA) é o que mais liga os militares ao seu Ramo e, em sentido lato, às FFAA. À luz do evidenciado na literatura – em que o CA se constitui como um mediador da relação entre a satisfação no trabalho (ST) e o desempenho –, apresentaram-se como facetas primárias de intervenção organizacional, relativamente transversais à maioria dos militares e com impacto significativamente positivo no incremento desta dimensão do comprometimento, a promoção da ST dos militares com o Pagamento, Recompensas contingentes e Comunicação, e o reforço dos seus (já acima da média) níveis de satisfação com a Supervisão e a Natureza do trabalho.