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Influência da formação militar de carreira no desenvolvimento de competências dos militares das Forças Armadas portuguesas

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Este estudo avaliou o impacto da formação militar de carreira no desenvolvimento das competências de 663 oficiais e sargentos dos quadros permanentes das Forças Armadas portuguesas. Utilizando uma abordagem quantitativa, os resultados revelaram que, pese embora o impacto da formação no desenvolvimento das competências varie entre as categorias, os ramos e cursos frequentados, os militares percebem-na como positivamente impactante sobre a transferência de aprendizagens para o local de trabalho. Em geral, os militares estão motivados para a formação, mas percebem deficiências no desenho de transferência e no clima de suporte à transferência. Neste âmbito, as evidências revelaram ainda que melhorias nesses fatores (que neste estudo são igualmente apresentadas) estão diretamente correlacionadas com uma maior transferência das aprendizagens para o trabalho, com a perceção de desenvolvimento de competências a desempenhar um papel mediador nessa relação. Globalmente, a formação militar de carreira é vista como crucial, ainda que com impacto variado (desde limitado a moderado) na preparação dos militares – especialmente no desenvolvimento das competências percebidas como mais relevantes para as suas funções – e a perceção de desenvolvimento de competências está relacionada com uma maior disposição para transferir essas competências para o local de trabalho.
This study assessed the impact of a military career education on the development of skills among 663 officers and non-commissioned officers in the permanent ranks of the Portuguese Armed Forces. Using a quantitative approach, the results revealed that, although the impact of training on comoetences development varies among categories, branches, and courses attended, military personnel perceive it as positively influential on the transfer of learning to the workplace. Overall, military personnel are motivated for training but perceive deficiencies in the transfer design and the transfer-supportive climate. In this regard, the evidence further revealed that improvements in these factors (which are also presented in this study) are directly correlated with greater transfer of learning to the job, with the perception of skill development playing a mediating role in this relationship. Overall, career military education is seen as crucial, yet with varied impact (from limited to moderate) on the preparation of military personnel – especially in the development of the skills perceived as most relevant to their roles – and the perception of skills development is related to a greater willingness to transfer these skills to the workplace.

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Keywords

Clima de transferência da formação Desenho de transferência Desenvolvimento de competências Forças Armadas Formação militar de carreira Motivação para transferir Transferência da formação Training transfer climate Transfer design Competences development Armed Forces Military career education Motivation for transfer Transfer of training

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