IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada
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Browsing IP - IPJPS - Escola Superior de Educação Jean Piaget de Almada by advisor "Bernardes, Alda"
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- A formação profissional na marinha portuguesa:Publication . Melo, Joana; Bernardes, AldaA Educação e Formação de Adultos constitui-se hoje como determinante para os resultados do desenvolvimento e transformação das áreas pessoais e profissionais. Este estudo visa tratar o campo da formação profissional direcionada para a atividade formativa que acontece na Marinha Portuguesa que os níveis de qualificação, aptidões, competências e conhecimentos para o cumprimento das funções da instituição. Com recurso à metodologia qualitativa, fizeram-se seis entrevistas, análise de conteúdo e análise de documentos. Procurou-se aprofundar o estudo das políticas e práticas de formação de uma instituição caraterizada por normas e regulamentos em que a disciplina militar faz parte da missão das Forças Armadas. Apesar dos tempos conturbados devido à pandemia que não permitiram observação no terreno pretendeu-se identificar de que modo são introduzidos os princípios da Andragogia no desenvolvimento das competências profissionais e qualidades pessoais dos profissionais. Do mesmo modo, procurou-se refletir acerca da articulação da formação-trabalho e com foco nos objetivos propostos para este estudo. A oferta e procura dos cursos atendendo, aliás, à preocupação manifestada pela Marinha na perda recursos humanos, foi também analisada. Por outro lado, procurou-se estudar a organização do curso de Cozinha sob normas e procedimentos que garantem o Diagnóstico de Necessidade de Formação, a Organização e Avaliação. Conclui-se que a avaliação é sobretudo ao nível da Qualidade da formação (que decorre da certificação da Qualidade), e em termos da avaliação da formação é usada apenas a avaliação subjetiva dos participantes. Em termos dos modos de trabalho pedagógico, assistisse o modo Transmissivo e orientação normativa que representa a instituição militar, mas igualmente, se verifica o modo de Iniciativa e orientação pessoal em que a formação em termos do desenvolvimento pessoal é uma área privilegiada. Constatou-se neste estudo que existem limitações para que a formação tenha em conta todos os princípios da Educação FA, mas existem condições propícias à implementação de novas abordagens.