ESSA - DTO - Dissertações (orientações em curso e trabalhos concluídos)
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Browsing ESSA - DTO - Dissertações (orientações em curso e trabalhos concluídos) by advisor "Helena, Reis"
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- Construção e validação de uma grelha de avaliação dos comportamentos do brincar com o corpo, de bebés entre os 10 e os 12 meses, em contexto educativo e sua relação com o perfil sensorial 2Publication . Pereira, Jéssica; Helena, ReisIntrodução: Ao brincar a criança dá significado ao mundo que a rodeia, expressa-se e estabelece relacionamentos com os outros. Objetivos: Construir e validar uma grelha de avaliação dos comportamentos do brincar com o corpo de bebés e relacionar os resultados obtidos com o seu perfil sensorial. Métodos: Foram selecionados 10 bebés com desenvolvimento típico, entre os 10 e 12 meses. Cumpriram-se quatro etapas: 1) desenvolvimento da grelha; 2) validade de conteúdo através do painel de peritos (n=3); 3) pré-teste (n=5) e fidedignidade intra e interobservadores (n=3); 4) aplicação da grelha a uma amostra maior (n=10) e validade convergente, recorrendo-se ao perfil sensorial 2. A fidedignidade foi avaliada através da análise da consistência interna com o teste de Kuder-Richardson, a estabilidade temporal teste-reteste e a fidedignidade interobservadores, através do coeficiente de Kappa. Na análise do score total recorreu-se ao coeficiente de correlação intraclasse e, na validade convergente, à correlação não paramétrica de Spearman. Resultados: A consistência interna é respeitável (α = 0,77). A estabilidade temporal teste-reteste é moderada (ICC = 0,65), bem como a fidedignidade interobservador (ICC = 0,62) na observação dos comportamentos de brincar. Na validade convergente, nenhuma correlação foi estatisticamente significativa. Sete em 10 bebés revelaram disfunção e todos manifestaram disfunção em pelo menos uma das secções sensoriais e comportamentais. A maioria dos bebés demonstrou pelo menos dois comportamentos de brincar com o corpo e dois itens do brincar com o cuidador. Conclusões: A maioria das bebés tem poucos comportamentos de brincar com o corpo e apresenta um brincar imaturo para a faixa etária, sobretudo aqueles com disfunção do sistema vestibular. São necessários mais estudos com amostras maiores e representativas da população portuguesa, bem como a criação de dados normativos e análise de outras propriedades psicométricas.
- "Screening assessment of sensory integration (SASI) - Research ed. V. 2.2: Análise da capacidade discriminativa do teste de estereognosia de crianças portuguesas entre os 4 e 7 anos e 11 meses"Publication . Reis, Ana Margarida; Helena, ReisObjetivo: Avaliar a capacidade discriminativa do teste de estereognosia do SASI: comparação da prova com e sem alterações. Metodologia: Realizou-se uma peritagem com 7 terapeutas ocupacionais, com recurso ao método de Delphi, a fim de analisar os objetos a acrescentar e as respetivas propriedades. A prova foi aplicada a 108 crianças entre os 4 e 7 anos e 11 meses. Para analisar o efeito da idade na realização da prova recorreu-se à MANOVA e ao teste de post hoc de Turkey para verificar as diferenças entre cada grupo etário. Resultados: Acrescentaram-se 6 objetos ao teste original. O teste de estereognosia do SASI tornou-se mais discriminativo com as alterações sugeridas. O efeito tempo tornou se importante separar da cotação total. Conclusões: O teste de estereognosia do SASI com alterações tornou-se mais discriminativo por idades. Para a cotação final deve-se analisar o tempo e a acuidade da estereognosia.
