ESEJD - Educação Pré-Escolar
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Browsing ESEJD - Educação Pré-Escolar by advisor "Cortez, Mariana"
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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Completo, Joana Ferreira; Cortez, MarianaO presente relatório deve o seu nome às descrições escritas e circunstanciadas de práticas pedagógicas ocorridas em estágio profissional, por intermédio da observação e experimentação de atividades. Estas, são relatadas e fundamentadas de acordo com a sua pertinência e interesse pedagógico para aquela que será a minha realidade educativa. Nele, irei abordar e refletir sobre a importância da realização quer do estágio, quer da tarefa de compilar e organizar dados a fim de conseguir elaborar o relatório. Na sua introdução, é apresentada a identificação do local de estágio, a sua descrição relativamente à sua estrutura e a importância da sua elaboração, e a identificação do grupo de estágio. Posteriormente e após referir qual a pertinência deste estágio efetuado ao longo de dois semestres para a minha futura vida profissional, apresentarei um cronograma onde se pode constatar o tempo por mim despendido em relação às atividades a que assisti e promovi, como também as reuniões de Prática Pedagógica daí decorrentes. O Relatório de Estágio Profissional está organizado em quatro capítulos. No primeiro, são apresentados dez relatos de estágio de atividades que assisti promovidas pelas educadoras do grupo de crianças e de atividades desenvolvidas por mim em diferentes faixas etárias. As estratégias e recursos que considerei proveitosos, procurei fundamentá-los com o respetivo autor. No Capítulo 2, encontram-se cinco planificações pelas quais me orientei para promover algumas das atividades. As planificações que apresento abrangem as áreas de Expressão e Comunicação nomeadamente no Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita e Domínio da Matemática e a área do Conhecimento do Mundo. No Capítulo 3, apresento três propostas de atividades diferentes que elaborei durante o estágio profissional, para que seja possível realizar a avaliação das mesmas. Ao todo, os quatro dispositivos, possibilitam a avaliação das propostas de acordo com áreas/domínios e respetivas componentes/ da Educação Pré-Escolar. Por fim, no 4.º Capítulo, apresento uma proposta para um projeto, de nome “Todos diferentes, todos iguais!”, que foi pensado para ser feito junto de um grupo de crianças na faixa etária de 5 anos da Educação Pré-Escolar tendo sido desenvolvido com todas as etapas que um projeto exige para que possa ser aplicado. Para concluir, realizo uma reflexão final com os momentos pelos quais passei para o desenvolvimento deste estágio profissional e também deste Relatório.