IADE-U – Dissertações de Mestrado
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Browsing IADE-U – Dissertações de Mestrado by advisor "Almeida, Flávio"
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- Intership report: designing at the studio That´s.YPublication . Oliveira, Diana Isabel Silva Mata de; Almeida, FlávioThis report was made with the purpose of covering the internship that the student Diana Isabel da Silva Mata de Oliveira underwent in the design studio that’s.y., during a period of four months, and it corresponds to the final stage for the obtention of the master’s degree in Design and Visual Culture in IADE. It will start by making a reflection on the fundamentals of graphic design and their association with branding and then it will focus on the works that the student developed throughout the internship.
- Livro de mágoas: relação entre texto e imagem na obra de Florbela Espanca: um projeto ilustradoPublication . Gonçalves, Daniela Baptista; Almeida, Flávio; Côrte-Real, EduardoA realização do projeto consiste em estabelecer uma relação entre texto e imagem na obra literária Livro de Mágoas, de Florbela Espanca. Considerada uma das poetisas mais importantes de Portugal, destaca-se pela sua obra carregada de feminismo, simbolismo, sentimento e crítica social relativamente ao papel da Mulher portuguesa do início do século XX. Através da ilustração conceptual, são representados visualmente os seus poemas. Um livro ilustrado e o diagrama cronológico da vida e obra de Florbela Espanca têm o objetivo de reconhecer, valorizar e engrandecer a sua obra. Conclui-se que para a concretização de um projeto ilustrativo existem diversos passos que devem ser implementados, desde a criação de ideias até à representação visual, através de um processo conceptual, da linguagem visual, a técnica e a produção. Além disto, demonstra-se como é possível integrar uma causa social através da poesia ilustrada, proporcionando um enriquecimento visual da obra da poetisa.
- A semiotic and usability analysis of Diegetic UI: Metro - Last LightPublication . Silva, Guilherme Doval Estima da; Almeida, Flávio; Nesi, Luan CarlosA narrativa de um jogo é um dos principais componentes da criação da imersão do jogador. À medida que a tecnologia avança, novas ferramentas possibilitam aos desenvolvedores de jogos a criação mundos digitais cada vez mais complexos. A Interface de Usuário tem um papel crucial, fornecendo ao jogador feedback sobre os vários atributos e mecânicas do jogo. Alguns jogos buscaram integrar a interface tradicionalmente intrusiva dentro da narrativa e da arte do jogo, por meio das Interfaces Diegética. O objetivo desta tese é entender como a integração da interface na arte e na narrativa do jogo - criando o que é chamado de Interface Diegética - pode aumentar a sensação de imersão do jogador. Para identificar os processos através dos quais o significado é observado na Interface Diegética, contamos com a Semiótica Discursiva proposta por A.J. Greimas e para avaliar se essas representações Diegéticas afetam a Usabilidade, empregamos as Heurísticas proposta por Desurvire e Wiberg. A metodologia mostrou resultados interessantes acerca das relações entre Interface e Narrativa, bem como o impacto de Usabilidade derivado de tal implementação no jogo Metro: Last Light.