IPS - ESE - Escola Superior de Educação
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPS - ESE - Escola Superior de Educação by advisor "Barata, Hugo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- O arquivo e as práticas artísticas: contributos para uma educação não formal e inclusiva no Arquivo Municipal de SetúbalPublication . Póvoas, Ivanoela do Nascimento; Barata, HugoO debate sobre a arquivística, ciência que estuda os arquivos e suas funções tem vindo a contribuir para a compreensão da importância e da transversalidade que o arquivo tem nas diferentes áreas da sociedade. Reflexão esta que está subjacente ao tema escolhido para estudo e que se materializa no projeto de investigação e intervenção que tem como princípio orientador, promover a articulação entre as práticas artísticas e o arquivo, de modo a torná-lo mais imaginativo na construção da democracia através da divulgação do património cultural e assim comprometer-se ainda mais com as politicas educacional, social e cultural, cuja mediação se apresenta como uma ferramenta pedagógica capaz de incluir diferentes públicos colocando-o no centro das práticas artísticas, privilegiando a interação e a interrelação com a imagem , com o objeto, com os outros e assim contribuindo para a educação não formal e inclusiva. Este estudo pode ser percebido como uma tese para reflexão sobre o arquivo transformado em práticas artísticas, explorando a mediação que proporciona a expressão participativa e assenta numa metodologia de investigação-ação e de pesquisa baseada em arte. É um estudo de cariz qualitativo, indutivo e interpretativo, no qual os dados se vão produzindo e cuja análise se baseia na correlação dos resultados através da transversalidade de diferentes técnicas e estratégias de recolha e tratamento dos dados. Pretende-se assim, numa dialética entre arquivo e práticas artísticas, poder contribuir para uma reflexão sobre que abordagens possíveis para uma educação não formal e mais inclusiva na construção de uma sociedade mais democrática, justa e transparente.
- Projeto oficinas de experimentação artística: o papel das metodologias criativas e expressivas na intervenção comunitáriaPublication . Guerreiro, Ana Rita Sousa; Barata, HugoO presente relatório resume o projeto de intervenção realizado com um grupo de crianças residentes no Bairro das Palmeiras, no concelho do Barreiro. A temática incide sobre as metodologias criativas e expressivas em contexto interventivo e de que modo contribui para o desenvolvimento educativo e artístico do ser humano. Sendo definida a seguinte questão: “De que modo se podem pensar e operacionalizar a experiência, a co-criação e a participação como ferramentas para o desenvolvimento educativo e artístico do ser humano?”. Deste modo, a intervenção tem como principais objetivos: (1) A promoção de uma aprendizagem através da arte, e (2) Criação de um espaço de partilha e confiança, onde os participantes se sintam confortáveis. A metodologia define uma abordagem qualitativa da investigaçãoação que cruza a teoria com a prática. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram a observação participante, o diário de bordo, os diálogos informais, os registos fotográficos e vídeos, como também as entrevistas em focus group realizadas com o grupo participante. Quanto aos principais resultados obtidos, sublinha-se o desenvolvimento pessoal e coletivo dos participantes, ao promover diferentes aprendizagens, como o fortalecimento das relações interpessoais, a promoção da coesão social, a exploração artística e a participação em co-criação. Conclui-se que a utilização de micro-metodologias promove novas aprendizagens aos participantes ao adaptar-se aos seus interesses e curiosidades, assim como são uma ferramenta essencial para mediadores/educadores.