ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Ensino de Inglês no 1º Ciclo do Ensino Básico by advisor "Jorge, José Reis"
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- DIFERENCIAÇÃO PEDAGÓGICA EM ENSINO DO INGLÊS NO 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO “THE BIGGEST CHALLENGEPublication . Reis, Carla Susana do Nascimento; Jorge, José Reis; Ribeiro, Vera Lúcia Campeão Araújo dos SantosO presente trabalho tem como objetivo não só uma revisão bibliográfica, mas também uma breve descrição e reflexão sobre a minha prática e o percurso de aprendizagem que me propus desenvolver ao longo deste Mestrado, enquanto professora de Inglês do 1º Ciclo. Integra e explora um tema que considero deveras desafiante pelas potencialidades, limitações e dificuldades inerentes: a Diferenciação Pedagógica no ensino do Inglês do 1º Ciclo. Atualmente, nas salas de aula, os professores enfrentam uma população de estudantes cada vez mais diversificada. Os alunos vêm para a escola com uma gama de interesses, um passado cultural, uma prontidão académica e estilos de aprendizagem muito mais amplos. Cada criança é única e aprende de forma diferente. O professor de Inglês do 1º Ciclo tem simultaneamente o privilégio e a responsabilidade de trabalhar com aprendentes com características singulares e ao planificar as aulas deverá promover o gosto pela aprendizagem da língua e o estabelecimento de uma relação positiva com a mesma, tendo em conta vários fatores que influenciam a aprendizagem nesta faixa etária. Para que todos os alunos tenham sucesso, os professores precisam de encontrar abordagens pedagógicas que lhes permitam responder às necessidades individuais de cada aluno. Tal abordagem é a da diferenciação pedagógica. Este relatório final conjuga não só uma componente mais teórica assim como uma componente mais descritiva e autorreflexiva do meu trabalho enquanto professora de Inglês do 1º Ciclo.
- A Educação na Escola ModernaReflexão pedagógica de âmbito prático aliada à experiência do ensino do inglês no 1º.C.E.B.do ensino públicoPublication . Chambel, Elisabete Dias Bica de Jesus Pereira; Jorge, José ReisAccording to teaching practice this reflection intends to be a tool to acquire more skills and promote better teaching habits. The differential pedagogy, will be the engine of this reflection considering mixed-ability groups as context. There are in Portugal a large group of teachers who defends differential pedagogy methods and follow models of Differential pedagogy: High/Scope model and the Modern School Movement’s. Both models born around the sixties and seventies of the twentieth centuries: the first in the United States of America, under the Piaget’s influence; and the second in Portugal, under the Freinet’s influence. Active learning is the center of High/Scope model and cooperative learning is the focus of Modern School Movement (M.E.M.). A daily time to autonomous study is advocated by both methods. High/Scope uses this time considering the daily routine - plan, do, review (or individual) and M.E.M. preconizes what we call self-study time. The mentioned models will be the context to develop some activity proposals in order to help differentiation in English teaching lessons.
- AS NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS E A LEGISLAÇÃO A realidade portuguesa e a legislação em vigor para os alunos do 1º CEB com NEE, no âmbito da disciplina de InglêsPublication . Marques, Ana Raquel Costa; Jorge, José Reis; Casimiro, Ana Rita GonçalvesEste estudo enquadra-se numa perspetiva dos alunos com Necessidades Educativas Especiais do 3º e 4º ano, no âmbito da disciplina de Inglês, que se tornou obrigatória há 2 anos e visa compreender de que forma a legislação atual desta problemática é aplicada em diferentes instituições públicas de 1º ciclo. Neste sentido, adotei como principal objetivo compreender a postura destas instituições e dos professores de Inglês do 1º ciclo para com os alunos com Necessidades Educativas Especiais, tendo como suporte o Decreto- Lei nº 3/2008. É notório que continua a existir a necessidade de um maior empenho por parte de todos os agentes educativos, de forma a proporcionar a estes alunos um melhor percurso de aprendizagem.
- THE USE OF NEW TECHNOLOGIES TO MOTIVATE PRIMARY STUDENTS THROUGH STORYTELLINGPublication . Ramos, Susana Maria Morais; Jorge, José ReisThe use of new technologies to motivate primary students through storytelling This new generation in the 21st century has made me question about how to respond to nowadays’ changes in teaching and how teachers can create an effective and affective lesson with their students. Storytelling is an endless resource to try to motivate students in class but this new generation is more interested into new technologies, so in order to motivate primary students, contribute to moral awareness when students are learning English I felt the need to show a different approach. This project – based storytelling explores the use of storytelling, which includes a traditional English story, adapted towards the students’ learning. Storytelling creates a strong way to teach English as a second language in order to emphasize reading and later on writing but adapted to this new generation through new technologies to motivate students’ interest in class. This project-based storytelling will show a different approach towards the traditional storytelling, using the support of new technologies, which are related to this new generation. Digital photos, common objects such as lego and finger puppets, will be shown on an audio-video retelling the story and therefore motivating students.