IPS - ESTS - BIBLIOTECA - Monografias de pós-graduações
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IPS - ESTS - BIBLIOTECA - Monografias de pós-graduações by advisor "Lima, Paulo"
Now showing 1 - 10 of 23
Results Per Page
Sort Options
- Autoridade Nacional de Protecção de Civil : relatório de estágioPublication . Vitorino, Tiago Sampaio e Melo; Lima, PauloO presente relatório tem origem no Estágio Curricular realizado no âmbito da Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho e tem por objetivo a obtenção do Certificado de Aptidão Profissional pela Autoridade para as Condições de Trabalho. Este estágio foi realizado no edifício dos Bombeiros Sapadores de Setúbal e Proteção Civil, na qual a sua preocupação primordial é garantir a proteção de pessoas, de bens e do ambiente, principalmente na área do Município de Setúbal. Neste relatório é feita uma apresentação da entidade de acolhimento, uma 'A descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio e um contributo teórico-empírico relacionado com fogos, maioritariamente florestais. A escolha do tema dos fogos florestais para este relatório deveu-se essencialmente ao facto de ser um assunto que tem sido objeto de extenso estudo e onde todos os anos são gastos milhões de Euros na sua extinção e nem tanto na sua prevenção, a crescente preocupação das entidades pois Portugal é o país do sul da Europa relativamente mais afetado pela ocorrência de incêndios florestais, contabilizando um elevado número de ocorrências e grandes áreas ardidas face à sua área territorial. Entre 1999 e 2008 a média anual de área ardida foi de 148 mil ha, sendo que esta média anual aumentou dos anos 80 para os 90 e a partir do ano 2000. Os incêndios de grande dimensão tornaram-se também mais frequentes, aumentando assim os impactos ambientais e socioeconómicos. No primeiro capítulo é feita uma apresentação à entidade acolhedora, os Bombeiros Sapadores de Setúbal, onde se descreve as suas principais atividades, as áreas onde há uma maior incidência e os meios utilizados. Será feita uma abordagem teórica onde são analisados os conceitos inerentes a esta temática, assim como as disposições legais e os princípios seguidos. No segundo capítulo são anunciadas e descritas as atividades desenvolvidas no estágio curricular, por parte do estagiário.
- Avaliação de riscos em restauraçãoPublication . Mendes, Joana Filipa Santos; Lima, PauloO risco é uma característica inerente a qualquer profissão e qualquer posto de trabalho. Contudo, cada local de trabalho reveste-se de particularidades e complexidades, o que requer uma avaliação individualizada e personalizada ao nível dos riscos profissionais presentes. No setor da restauração, a complexidade reflete-se sobretudo no facto de ser uma atividade em que existem vários tipos de tarefas a ocorrer em simultâneo, a caracterização dos trabalhadores é sobretudo jovens e pessoas pouco qualificadas, ser um emprego muitas vezes temporário e por envolver interações com um conjunto de materiais e equipamentos, potenciadores de acidentes de trabalho. Efetuou-se, neste trabalho, uma avaliação de riscos segundo o método William-Fine, a um estabelecimento de restauração situado em Setúbal, com características específicas de ser um estabelecimento que trabalha essencialmente em período noturno. Face à avaliação de riscos profissionais deste contexto, definiram-se propostas de intervenção a para minimizar os respetivos riscos. Concluiu-se que, neste estabelecimento, muitas das medidas preventivas já adotadas estão atualmente a contribuir para a diminuição da ocorrência de riscos profissionais. Este facto é reforçado também pelo facto de não ter ocorrido, em todo o tempo de funcionamento do estabelecimento O Forneiro, qualquer tipo de acidente de trabalho. Contudo, porque o risco está sempre presente, mesmo quando implementadas medidas de prevenção do mesmo, importa reforçar a intervenção com medidas de controlo do risco e assim, consequentemente, atuar ao nível da prevenção de acidentes de trabalho e da ocorrência de doenças profissionais.
- Avaliação de riscos profissionais na empresa Safe Step-Andaimes, Lda.Publication . Jankauskiene, Renata; Lima, PauloDe acordo com o art.º. 98º da Lei. 102/2009, o serviço de segurança e de saúde no trabalho deve tomar as medidas necessárias para prevenir os riscos profissionais e promover a segurança e saúde dos trabalhadores, através, entre outras coisas, da elaboração de uma avaliação de riscos. Deste modo, o presente trabalho, consiste numa avaliação de riscos profissionais e psicossociais, à empresa Safe Step – Andaimes, Lda. As quedas em altura, na maior parte dos casos, associadas à utilização de andaimes, continuam a ser sinónimo de acidentes graves, pese embora todos os esforços que têm vindo a ser realizados por algumas entidades, tendo em vista a resolução deste problema. No entanto, existem também outros riscos associados a esta atividade, como, por exemplo, a queda dos objetos do andaime, a própria queda do andaime, entre outros. Para identificar e avaliar os perigos e os riscos associados a esta atividade, foi realizado um estudo prático em contexto real da empresa Safe Step – Andaimes, Lda., no qual se identificaram e analisaram, na reparação naval e construção de uma termoelétrica, os perigos e os riscos existentes na montagem e desmontagem de andaimes. Com esta finalidade, realizou-se uma vistoria ao estaleiro naval e a termoelétrica, um inquérito às chefias diretas e aos outros trabalhadores para avaliação dos riscos psicossociais. De modo a se conseguir uma boa compreensão da avaliação dos riscos, efetuou-se, na primeira parte do trabalho, uma descrição simplificada do processo de montagem de andaimes. De seguida, analisaram-se os riscos inerentes a esta atividade, utilizando-se o método de matriz simples (4 x 4), com o objetivo de identificar, analisar e avaliar esses mesmos perigos. Do mesmo modo, foram analisados os riscos relacionados com outras profissões existentes nesta empresa. Na segunda parte deste trabalho, foram analisados os riscos psicossociais com ajuda de um inquérito em questionário, constituído por perguntas para avaliação de aspetos relacionados com saúde física e mental, de relações interpessoais, de apoio social, entre outros. A parte final foi dedicada às recomendações relativas ao trabalho e prevenção de riscos não só profissionais, mas também psicossociais.
- Avaliação de riscos profissionais nas Piscinas Municipais de AzeitãoPublication . Ferreira, Sofia Susana Garcia; Lima, Paulo
- Avaliação de riscos: distribuição alimentarPublication . Matos, Maria Luísa; Lima, PauloNo âmbito da 20º edição da Pós-graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, este trabalho tem como objectivo avaliar os riscos identificados nas diversas secções da Loja. Através da identificação e posterior avaliação, pretende-se sugerir melhorias para as eventuais não conformidades encontradas.
- Avaliação inicial do sistema de gestão da segurança e saúde no trabalhoPublication . Arrabaça, Patrícia; Lima, Paulo
- Identificação de perigos, avaliação e controlo de riscos numa unidade industrialPublication . Gomes, Horácio; Lima, PauloO principal objetivo do presente trabalho final é a elaboração da análise, avaliação e controlo de riscos de uma empresa industrial de fragmentação de sucata ferrosa e reciclagem de veículos em fim de vida. A avaliação de riscos profissionais é um fator essencial para a prevenção dos acidentes de trabalho e das doenças profissionais. Com o objetivo de analisar as condições de Higiene, Saúde e Segurança vai ser efetuada a identificação dos trabalhadores expostos aos riscos, a descrição das diversas atividades em conjunto com os operadores e chefias, em reuniões, ações de brainstorming e uma minuciosa observação dos processos e métodos de trabalho. A fase seguinte teve como meta a identificação de todos os perigos presentes, estimando a probabilidade e a gravidade, de acordo com o método de avaliação de risco MARAT. Após a classificação da aceitabilidade dos riscos, houve que comprovar a existência de medidas de controlo adequadas, e se necessário a sua eliminação ou a sua redução. As Fichas de Risco por Função, foram elaboradas e efetuada a competente formação e informação aos trabalhadores. Pretendeu-se aproveitar o contacto direto e a inter atividade gerada no processo de análise, para criar uma filosofia e cultura de segurança sólida procurando envolver toda a estrutura desde a administração até aos trabalhadores, como forma de obter níveis elevados de prevenção, de saúde e de bem-estar no trabalho.
- Identificação e avaliação de riscos Carpintaria Francisco Lopes & Filhos, Lda. : projeto individualPublication . Alves, Luís; Lima, PauloTodos os anos, milhões de pessoas na União Europeia lesionam-se no local de trabalho ou sofrem de problemas de saúde graves relacionados com a sua actividade profissional. Por este motivo, a avaliação de riscos é primordial. Assim, esta deverá ser cuidadosamente efectuada e adequada à realidade de cada empresa, garantindo que todos os riscos relevantes são tidos em consideração e, não apenas os mais imediatos ou óbvios, a indicação de medidas de segurança adequadas, a verificação da eficácia das medidas adoptadas, o registo dos resultados da avaliação e a revisão da avaliação a intervalos regulares, para que esta se mantenha actualizada. Deste modo, o envolvimento dos trabalhadores é uma condição determinante para o sucesso da avaliação de riscos. O papel activo destes é fundamental para que consigamos transpor as ideias do papel para a realidade de cada empresa. Para que, efectivamente, o envolvimento dos trabalhadores resulte é necessário que estes sejam consultados (ou os seus representantes) sobre os riscos profissionais, as questões de segurança e as medidas a adoptar. Sendo também necessário que, o empregador providencie formação adequada e informação precisa sobre várias matérias de higiene e segurança, entre as quais, os riscos profissionais. Os trabalhadores, melhor que ninguém, conhecem os seus locais de trabalho; as suas indicações são preciosas para uma avaliação de riscos adequada e consequentemente para o seu sucesso. Além disso, é também, uma motivação para eles saberem o quanto fundamentais são em todos os estudos da empresa.
- Manual de Estaleiro: obra da Escola de Hotelaria e Turismo de SetúbalPublication . Mendes, Lúcia Pires; Lima, PauloO presente trabalho foi desenvolvido no âmbito do Projecto Final em contexto real de trabalho da 20.ª Edição da Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho, ministrada em parceria entre a Escola Superior de Tecnologia de Setúbal e a Escola Superior de Ciências Empresariais de Setúbal, do Instituto Politécnico de Setúbal. Optou-se por elaborar um Manual de Estaleiro de uma obra pública de construção localizada na cidade de Setúbal, a obra da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal. Pretende-se que este manual funcione em complemento ao Plano de Segurança e Saúde, PSS, já existente. Deste modo o presente trabalho pode contribuir para a prevenção de acidentes laborais nesta obra em específico através da promoção da segurança no trabalho através da minimização de factores de risco pela introdução de um manual que, para além das disposições gerais de segurança, inclui procedimentos e autorizações de trabalho para as actividades consideradas de maior risco neste sector.
- Plano de emergência da Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância da BrejoeiraPublication . Jorge, Andreia Filipa Martins; Lima, Paulo; Remo, LeandroO Novo Regulamento Jurídico de Segurança contra Incêndios em Edifícios, obriga a que todos os edifícios e recintos tenham desenvolvido, implementado e testado, um Plano de Segurança, em função da categoria de risco e a utilização-tipo das instalações. Ao longo do trabalho, é apresentado um Plano de Emergência da Escola Básica da Brejoeira, uma das componentes do Plano de Segurança, desenvolvido com base nos requisitos do Regulamento Jurídico de Segurança contra Incêndios em Edifícios e complementado pela consulta das Notas Técnicas da Autoridade Nacional de Proteção Civil. Ao longo do trabalho é feita uma caraterização das instalações e do efetivo, definida uma estrutura de segurança em emergência, instruções de segurança, plano de atuação e plano de evacuação, a adotar em caso de emergência. Este trabalho tem como principal objetivo organizar os meios humanos e materiais, da Instituição Escolar, bem como definir as responsabilidades e estabelecer as instruções adequadas para dar resposta aos vários cenários de emergência.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »