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- O Funcionamento dos Programas de Formação-Ação em PortugalPublication . Leão, André; Cabrito, BelmiroA presente investigação centrou-se na análise do funcionamento dos programas de formação-ação em Portugal e em conhecer a visão dos intervenientes nesses programas (Empresas Participantes, Entidades Formadoras, Entidades Beneficiárias) acerca da sua participação em alguns programas específicos. Os objetivos foram identificar os pontos fortes e fracos dos programas, analisar os principais constrangimentos e dificuldades com que se deparam os participantes e propor mecanismos de otimização do programa ao nível pedagógico, financeiro e burocrático. Optámos por fazer um estudo qualitativo, recorrendo a entrevistas semidiretivas a pessoas estrategicamente colocadas nas entidades intervenientes nos programas, analisando pormenorizadamente as suas opiniões. As ilações retiradas dessas entrevistas apontam para um nível de satisfação razoável acerca do modo como os programas estão a decorrer, tendo os entrevistados assinalado alguns pontos fracos e alguns problemas que gostariam de ver resolvidos, e tendo também apontado algumas sugestões para programas futuros. Dessas sugestões, e tendo em conta que os programas são limitados ao nível financeiro e temporal, analisámos as nove mais relevantes, propondo medidas concretas para a resolução de alguns dos problemas assinalados, permitindo, na nossa opinião, melhorar a eficácia do próprio programa.
- Produtos, Serviços e Operações de uma Instituição BancáriaPublication . Domingues António, Catarina; Cabrito, BelmiroPara a conclusão do Mestrado em Gestão Financeira, obtei pela realização de um estágio curricular, o qual foi concretizado na Caixa Geral de Depósitos, S.A. (CGD), na agência de Odivelas, durante o período de seis meses, entre 3 de setembro de 2012 e 1 de março de 2013. O título deste relatório pretende informar acerca do objeto do estágio, que me pôs em contato com os produtos, serviços e operações realizadas pelas instituições bancárias. As instituições financeiras, às quais os bancos fazem parte, têm como principal função a canalização da poupança para o investimento nos mercados financeiros. Além disso, são consideradas de intermediário entre os agentes económicos, ou seja entre aqueles que pretendem realizar poupanças e aqueles que pretendem efetuar investimentos. Nesse sentido, as instituições financeiras apresentam um leque bastante diversificado de produtos e serviços, permitindo ao cliente fazer a gestão dos seus rendimentos e forma de acesso de acordo com as suas necessidades. Este estágio permitiu-me a aquisição de novas competências, tanto a nível profissional como a nível pessoal. A nível profissional é de salientar o desenvolvimento de capacidades de trabalho autónomo e de pesquisa e a capacidade de lidar com um conjunto de situações que resultam da dinâmica do atendimento ao público. Por outro lado, a nível pessoal permitiu-me desenvolver capacidades comunicacionais e de argumentação no relacionamento interpessoal.
- Diferenças de InventárioPublication . Coelho, António; Cabrito, Belmiro
- Diferenças de Inventário - Estudo de CasoPublication . Coelho, António Miguel; Cabrito, BelmiroO presente projecto intervenção, foi desenvolvido como resposta a uma necessidade real, de diminuição das diferenças de inventário da loja BRAVO do Colombo. Consiste num dispositivo de formação, que permita aos formandos adquirirem competências e conhecimentos fundamentais, à inventariação geral de mercadorias, bem como, outros conhecimentos, considerados essenciais, para a boa gestão operacional da referida loja, A identificação dos problemas, as estratégias de trabalho adoptadas e o acompanhamento da construção do projecto foram, por conseguinte realizados em interacção com a direcção e colaboradores da loja e, em contexto de trabalho. O projecto de intervenção que se apresenta é o resultado de um trabalho, realizado ao longo de um ano lectivo. Para construir uma resposta a um problema concreto, os conhecimentos adquiridos foram questionados e as ideias enraizadas discutidas de forma participada, combinando a teórica com a prática.
- Brincar: não é só uma forma de passar o tempoPublication . Soares, Rita; Castel'Branco, Rita
- Autoridade Nacional de Protecção de Civil : relatório de estágioPublication . Vitorino, Tiago Sampaio e Melo; Lima, PauloO presente relatório tem origem no Estágio Curricular realizado no âmbito da Pós-Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho e tem por objetivo a obtenção do Certificado de Aptidão Profissional pela Autoridade para as Condições de Trabalho. Este estágio foi realizado no edifício dos Bombeiros Sapadores de Setúbal e Proteção Civil, na qual a sua preocupação primordial é garantir a proteção de pessoas, de bens e do ambiente, principalmente na área do Município de Setúbal. Neste relatório é feita uma apresentação da entidade de acolhimento, uma 'A descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio e um contributo teórico-empírico relacionado com fogos, maioritariamente florestais. A escolha do tema dos fogos florestais para este relatório deveu-se essencialmente ao facto de ser um assunto que tem sido objeto de extenso estudo e onde todos os anos são gastos milhões de Euros na sua extinção e nem tanto na sua prevenção, a crescente preocupação das entidades pois Portugal é o país do sul da Europa relativamente mais afetado pela ocorrência de incêndios florestais, contabilizando um elevado número de ocorrências e grandes áreas ardidas face à sua área territorial. Entre 1999 e 2008 a média anual de área ardida foi de 148 mil ha, sendo que esta média anual aumentou dos anos 80 para os 90 e a partir do ano 2000. Os incêndios de grande dimensão tornaram-se também mais frequentes, aumentando assim os impactos ambientais e socioeconómicos. No primeiro capítulo é feita uma apresentação à entidade acolhedora, os Bombeiros Sapadores de Setúbal, onde se descreve as suas principais atividades, as áreas onde há uma maior incidência e os meios utilizados. Será feita uma abordagem teórica onde são analisados os conceitos inerentes a esta temática, assim como as disposições legais e os princípios seguidos. No segundo capítulo são anunciadas e descritas as atividades desenvolvidas no estágio curricular, por parte do estagiário.