ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar
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Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Educação Pré-Escolar by advisor "Boléo, Ana"
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- Testemunhos de integração: Desafios linguísticos e culturais de um jovem Cabo-verdiano em PortugalPublication . Oliveira, Maria José; Boléo, AnaA presente investigação incide sobre a forma como as crianças oriundas de Cabo Verde se adaptam ao contexto escolar português, nomeadamente no que se refere ao domínio da língua portuguesa. Neste sentido, procurou-se analisar as vivências de um jovem cabo-verdiano, imigrante e que foi inserido no 1º ciclo, sem dominar a língua portuguesa, bem como os fatores que identifica como protetores e de risco, na fase de adaptação. Para a coleta de dados, utilizou-se o método Storytelling, que permite ao participante narrar a sua experiência e as emoções associadas a esse período de adaptação. No mesmo sentido, foi permitido ao participante narrar a história na sua língua materna, o crioulo, o que proporciona um relato mais autêntico e confortável. Apesar de atualmente dominar a língua, o participante revelou desconforto em falar português, pois é no crioulo que encontra a sua identidade linguística e cultural. Durante a investigação, foram identificadas pessoas e atitudes que contribuíram para a integração tanto na cultura quanto no sistema de ensino. Professores que adotaram uma abordagem acolhedora e colegas que demostraram empatia e amizade foram fatores protetores importantes. Em contraste, situações que provocaram sentimentos de não pertença e inferioridade, como preconceito linguístico e culturais, foram identificados como fatores de risco. Embora o número de crianças oriundas de Cabo Verde esteja a diminuir e, atualmente, as crianças descendentes de cabo-verdianos sejam de segunda ou terceira geração, isto é, já nascidas em Portugal, a influência do crioulo continua muito marcada nos contextos informais, nas relações familiares, na comunidade e na transmissão oral da cultura. Assim, o imperativo de uma escola intercultural que, não só respeite e valorize, mas também que promova o conhecimento da língua e cultura dos alunos. Este continua a ser um dos objetivos a atingir no contexto educacional.