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Inclusão e bullying: práticas, prevenção e intervenção dos professores de um agrupamento TEIP

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O bullying escolar tem aumentado gradualmente nos últimos anos e é um fenómeno que gera, efetivamente, uma enorme inquietação nas escolas, afetando alunos, professores, assistentes operacionais, famílias dos alunos, assim como toda a comunidade educativa. A escola apresenta-se como um lugar onde ocorrem comportamentos agressivos e violentos que destroem valores sociais e familiares resguardados e cultivados há muitas décadas. Os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) são um dos potenciais alvos do bulliyng, na medida em que são alunos com limitações, desde físicas a mentais, logo, um alvo frágil, fácil e preferível de "explorar" pelos colegas, tendo os professores que estar atentos a essa realidade. Para fazer face a estas dificuldades vividas por grande parte das escolas do nosso país foi criado pelo Ministério da Educação, em 1996, o Programa Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP). Nesta linha de pensamento, é nosso propósito estudar as práticas dos professores pertencentes a um agrupamento TEIP do concelho de Braga, relativamente ao bullying escolar, nomeadamente com crianças com NEE. A amostra é constituída por 78 professores: professores titulares de turma do 1º ciclo, diretores de turma do 2º e 3º ciclos e secundário e professores da Educação Especial. Com este estudo pudemos verificar que os professores inquiridos são da opinião que, dos alunos com NEE, os que apresentam Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção são os que mais se envolvem em episódios de bullying escolar e o local onde ocorre mais frequentemente é o recreio. Foi possível ainda aferir que mais de metade da amostra realiza atividades/estratégias de prevenção do bullying escolar na sua turma/escola, privilegiando a gestão de sentimentos e emoções, estabelecimento de regras e a interação com a família e comunidade escolar.

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Necessidades educativas especiais Violência nas escolas Papel da escola Integração escolar

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