Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

EduPOp - App móvel como intervenção educativa perioperatória em clientes submetidos a tiroidectomia em regime ambulatório - Desenvolvimento de Competências Clínicas especializadas em EnfermagemMédico-Cirúrgica, na área da Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Relatório de estágio_Carolina Cortez.pdf8.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente documento, realizado no âmbito da conclusão do Mestrado em Enfermagem Médico- Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória, da Escola Superior de Enfermagem do Porto, preconiza a análise crítica do processo de aquisição e desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica, na área de Enfermagem à Pessoa em Situação Perioperatória. Este processo de aquisição e desenvolvimento de competências resulta de uma relação simbiótica entre a componente teórica, decorrente das unidades curriculares que constam do plano de estudos deste curso, e a componente prática, decorrente dos estágios de natureza profissional, realizados em contexto de Unidade de Cirurgia de Ambulatório e de Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos. A metodologia utilizada consiste na descrição e reflexão sobre as atividades desenvolvidas, com base em evidência científica. As competências relacionadas com a conceção de cuidados são espelhadas no desenvolvimento dos casos clínicos "Tiroidectomia Total" e "Faloplastia com retalho antebraquial esquerdo", elaborados na plataforma E4Nursing. O primeiro caso clínico relaciona-se diretamente com o projeto de desenvolvimento profissional elaborado, nomeado de "EduPOp - App móvel como intervenção educativa perioperatória em clientes submetidos a tiroidectomia em regime ambulatório". O segundo caso clínico urge da emergência de aquisição de conhecimento e competências nesta área cirúrgica. As aplicações móveis, como intervenções educativas perioperatórias, podem melhorar o nível de conhecimento e a satisfação dos clientes, a adesão à medicação, os resultados clínicos e os resultados em saúde, constituindo uma solução económica e altamente acessível a clientes que aguardam cirurgia. Assim, com base na observação das práticas no primeiro contexto clínico, surgiu a temática para o meu projeto de desenvolvimento profissional. Propus-me estudar a viabilidade de uma aplicação móvel como intervenção educativa perioperatória, que vise capacitar e empoderar o cliente para a gestão da sua experiência cirúrgica, através de vídeos explicativos que beneficiam de uma abordagem multidisciplinar. O projeto é direcionado para uma cirurgia em específico: a tiroidectomia. A escolha desta cirurgia constituiu um desafio pela sua complexidade e possibilidade de incluir contributos de vários especialistas.
This document, carried out as the conclusion of the Master Degree in Nursing for the Person in Perioperative Situation, at Escola Superior de Enfermagem do Porto, advocates a critical analysis of the process of acquisition and development of skills in this area. This process of acquiring and developing skills results from a symbiotic relationship between the theoretical component, resulting from the curricular units included in the syllabus of this course, and the clinical component, resulting from professional internships, carried out in the context of an Ambulatory Surgery Unit and a Post-Anesthetic Care Unit. The methodology used consists in describing and reflecting about the activities developed, based on scientific evidence. The skills related to care design are reflected in the development of the clinical cases "Total Thyroidectomy" and "Phalloplasty with left antebrachial flap", carried on E4Nursing platform. The first clinical case is directly related with the professional project developed, named "EduPOp - Mobile app as a perioperative educational intervention for clients undergoing thyroidectomy on an outpatient basis". The second clinical case arises from the emergency need of acquisition of knowledge and skills in this surgical area. Mobile applications, as perioperative educational interventions, can improve the client knowledge level and satisfaction, medication adherence, clinical outcomes and health outcomes, providing an affordable and highly accessible solution for clients awaiting surgery. Thus, based on observation of practices in the first clinical context, the theme for my professional project emerged. I aimed to study the feasibility of a mobile application as a perioperative educational intervention, which aims to teach and empower the client to manage their surgical experience, through explanatory videos that benefit from a multidisciplinary approach. The project focuses on a specific surgery: thyroidectomy. The choice of this surgery was a challenge due to its complexity and the possibility of including contributions from several specialists.

Description

Keywords

Tiroidectomia Aplicações móveis Intervenção educativa Pessoa em Situação Perioperatória Relatório de estágio

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue