Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Gestão pedagógica

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
DISSERTAÇÃO Valdenia Damasceno FINAL (1).pdf1000.83 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Já se avançou muito na qualidade do ensino no Brasil, mas ainda há grandes desafios: o país ainda possui cerca de 15,2% crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, apesar da redução da taxa de analfabetismo, a região Nordeste ainda possui um índice de analfabetismo de 14,8%, o dobro da média nacional. O Estado do Ceará, em especial, possui cerca de 19% deste quantitativo de alunos, o que significa quase um quinto da população que ainda não sabe ler e escrever. Há cerca de 11,5 milhões de analfabetos no Ceará, 87% dos analfabetos possuem mais de 40 anos e a outra metade dos analfabetos têm 60 anos de idade. Em 24 de maio de 2007, os prefeitos dos Estados do Ceará assinaram um Pacto1 de cooperação com o qual se comprometeram a alfabetizar todos os alunos das redes municipais até o 2º ano do Ensino Fundamental, surgindo assim o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), contando com a parceria e o compromisso de 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo. A trajetória do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), iniciou-se a partir de 1992, com o compromisso de elevar a qualidade do ensino das escolas do Estado, analisando, monitorando e buscando estratégias na aprendizagem dos alunos cearenses. A avaliação em larga escala subsidia todas as instâncias do ensino no País, a fim de que cada uma delas se autoanalise e busque condições para melhor atender seus fins. Considerando os desafios da erradicação do analfabetismo e promoção de uma educação significativa e de qualidade, onde todos os estudantes se apropriem da leitura e da escrita, fazendo uso de forma eficiente e eficaz, superando as dificuldades e as experiências malsucedidas, buscou-se compreender e analisar como os professores e gestores analisam os resultados das avaliações em larga escala - SPAECE-Alfa - e como estes elaboram as estratégias para superar as dificuldades identificadas nas avaliações e como a gestão regula e controla o processo da elaboração e aplicação das estratégias pedagógicas.

Description

Keywords

Qualidade no Ensino Avaliação Externa SPAECE Avaliação Pedagógica.

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue