Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1000.83 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Já se avançou muito na qualidade do ensino no Brasil, mas ainda há grandes desafios: o
país ainda possui cerca de 15,2% crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler,
apesar da redução da taxa de analfabetismo, a região Nordeste ainda possui um índice de
analfabetismo de 14,8%, o dobro da média nacional. O Estado do Ceará, em especial,
possui cerca de 19% deste quantitativo de alunos, o que significa quase um quinto da
população que ainda não sabe ler e escrever. Há cerca de 11,5 milhões de analfabetos no
Ceará, 87% dos analfabetos possuem mais de 40 anos e a outra metade dos analfabetos
têm 60 anos de idade. Em 24 de maio de 2007, os prefeitos dos Estados do Ceará
assinaram um Pacto1
de cooperação com o qual se comprometeram a alfabetizar todos os
alunos das redes municipais até o 2º ano do Ensino Fundamental, surgindo assim o
Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), contando com a parceria e o
compromisso de 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo. A trajetória do
Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), iniciou-se a
partir de 1992, com o compromisso de elevar a qualidade do ensino das escolas do Estado,
analisando, monitorando e buscando estratégias na aprendizagem dos alunos cearenses.
A avaliação em larga escala subsidia todas as instâncias do ensino no País, a fim de que
cada uma delas se autoanalise e busque condições para melhor atender seus fins.
Considerando os desafios da erradicação do analfabetismo e promoção de uma educação
significativa e de qualidade, onde todos os estudantes se apropriem da leitura e da escrita,
fazendo uso de forma eficiente e eficaz, superando as dificuldades e as experiências
malsucedidas, buscou-se compreender e analisar como os professores e gestores analisam
os resultados das avaliações em larga escala - SPAECE-Alfa - e como estes elaboram as
estratégias para superar as dificuldades identificadas nas avaliações e como a gestão
regula e controla o processo da elaboração e aplicação das estratégias pedagógicas.
Description
Keywords
Qualidade no Ensino Avaliação Externa SPAECE Avaliação Pedagógica.