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Gestão pedagógica

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Jorge Manuel Marques
dc.contributor.authorSilva, Valdenia Damasceno Sampaio
dc.date.accessioned2024-02-27T10:08:44Z
dc.date.available2024-02-27T10:08:44Z
dc.date.issued2023
dc.date.submitted2023
dc.description.abstractJá se avançou muito na qualidade do ensino no Brasil, mas ainda há grandes desafios: o país ainda possui cerca de 15,2% crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, apesar da redução da taxa de analfabetismo, a região Nordeste ainda possui um índice de analfabetismo de 14,8%, o dobro da média nacional. O Estado do Ceará, em especial, possui cerca de 19% deste quantitativo de alunos, o que significa quase um quinto da população que ainda não sabe ler e escrever. Há cerca de 11,5 milhões de analfabetos no Ceará, 87% dos analfabetos possuem mais de 40 anos e a outra metade dos analfabetos têm 60 anos de idade. Em 24 de maio de 2007, os prefeitos dos Estados do Ceará assinaram um Pacto1 de cooperação com o qual se comprometeram a alfabetizar todos os alunos das redes municipais até o 2º ano do Ensino Fundamental, surgindo assim o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), contando com a parceria e o compromisso de 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo. A trajetória do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), iniciou-se a partir de 1992, com o compromisso de elevar a qualidade do ensino das escolas do Estado, analisando, monitorando e buscando estratégias na aprendizagem dos alunos cearenses. A avaliação em larga escala subsidia todas as instâncias do ensino no País, a fim de que cada uma delas se autoanalise e busque condições para melhor atender seus fins. Considerando os desafios da erradicação do analfabetismo e promoção de uma educação significativa e de qualidade, onde todos os estudantes se apropriem da leitura e da escrita, fazendo uso de forma eficiente e eficaz, superando as dificuldades e as experiências malsucedidas, buscou-se compreender e analisar como os professores e gestores analisam os resultados das avaliações em larga escala - SPAECE-Alfa - e como estes elaboram as estratégias para superar as dificuldades identificadas nas avaliações e como a gestão regula e controla o processo da elaboração e aplicação das estratégias pedagógicas.pt_PT
dc.identifier.tid203494547pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/50054
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectQualidade no Ensinopt_PT
dc.subjectAvaliação Externapt_PT
dc.subjectSPAECEpt_PT
dc.subjectAvaliação Pedagógica.pt_PT
dc.titleGestão pedagógicapt_PT
dc.title.alternativeAvaliação externa como instrumento eficaz no processo de tomada de decisõespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Tomar
thesis.degree.nameMestrado em Gestãopt_PT

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