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Gestão pedagógica
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Economia e Gestão | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Simões, Jorge Manuel Marques | |
dc.contributor.author | Silva, Valdenia Damasceno Sampaio | |
dc.date.accessioned | 2024-02-27T10:08:44Z | |
dc.date.available | 2024-02-27T10:08:44Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.date.submitted | 2023 | |
dc.description.abstract | Já se avançou muito na qualidade do ensino no Brasil, mas ainda há grandes desafios: o país ainda possui cerca de 15,2% crianças brasileiras em idade escolar que não sabem ler, apesar da redução da taxa de analfabetismo, a região Nordeste ainda possui um índice de analfabetismo de 14,8%, o dobro da média nacional. O Estado do Ceará, em especial, possui cerca de 19% deste quantitativo de alunos, o que significa quase um quinto da população que ainda não sabe ler e escrever. Há cerca de 11,5 milhões de analfabetos no Ceará, 87% dos analfabetos possuem mais de 40 anos e a outra metade dos analfabetos têm 60 anos de idade. Em 24 de maio de 2007, os prefeitos dos Estados do Ceará assinaram um Pacto1 de cooperação com o qual se comprometeram a alfabetizar todos os alunos das redes municipais até o 2º ano do Ensino Fundamental, surgindo assim o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC), contando com a parceria e o compromisso de 184 municípios cearenses para erradicar o analfabetismo. A trajetória do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE), iniciou-se a partir de 1992, com o compromisso de elevar a qualidade do ensino das escolas do Estado, analisando, monitorando e buscando estratégias na aprendizagem dos alunos cearenses. A avaliação em larga escala subsidia todas as instâncias do ensino no País, a fim de que cada uma delas se autoanalise e busque condições para melhor atender seus fins. Considerando os desafios da erradicação do analfabetismo e promoção de uma educação significativa e de qualidade, onde todos os estudantes se apropriem da leitura e da escrita, fazendo uso de forma eficiente e eficaz, superando as dificuldades e as experiências malsucedidas, buscou-se compreender e analisar como os professores e gestores analisam os resultados das avaliações em larga escala - SPAECE-Alfa - e como estes elaboram as estratégias para superar as dificuldades identificadas nas avaliações e como a gestão regula e controla o processo da elaboração e aplicação das estratégias pedagógicas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203494547 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/50054 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Qualidade no Ensino | pt_PT |
dc.subject | Avaliação Externa | pt_PT |
dc.subject | SPAECE | pt_PT |
dc.subject | Avaliação Pedagógica. | pt_PT |
dc.title | Gestão pedagógica | pt_PT |
dc.title.alternative | Avaliação externa como instrumento eficaz no processo de tomada de decisões | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Tomar | |
thesis.degree.name | Mestrado em Gestão | pt_PT |
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