Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estratégias de Gestão das Empresas Aéreas durante a Pandemia Covid-19: As soluções da Gol Linhas Aéreas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Bruna Almeida.pdf2.82 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

Está é um estudo com abordagem qualitativa da companhia aérea brasileira Gol Linhas Aéreas (GOL) durante março de 2020 até março de 2021, período de crise marcado pelas duas ondas da pandemia, restrições para viajar, início da vacinação e retomada da demanda. O estudo engloba a análise documental da pandemia covid-19 no setor aviação mundial e no Brasil, e dos relatórios operacionais trimestrais da GOL. A análise documental tem como objetivo captar os dados mais relevantes para encontrar os resultados operacionais e financeiros da companhia aérea durante a crise devido pandemia covid-19, fator externo que fez com que a companhia inovasse quanto as estratégias e modelo de negócio por não haver plano de contingência para tal evento. Os resultados e conclusão são descritos conforme resultados operacionais e financeiros, os quais demonstraram queda imensa nas duas ondas de pandemia e após recuperação gradativa conforme início da vacinação e imunização. Logo, conforme resultados foi possível concluir que o modelo de negócio da GOL de baixo custo é o mais ideal no cenário atual, que as estratégias a curto prazo foram efetivas, mas planejamento de estratégias a longo prazo são impossibilitadas devido incerteza e uma pandemia inacabada.
This is a study with a qualitative approach by the Brazilian airline GOL from March 2020 to March 2021, a period marked by the crisis due to the two waves of the pandemic and restrictions on travel, as well as the start of vaccination and the resumption of demand. The study includes the documentary analysis of the covid-19 pandemic in the global aviation sector and in Brazil, and GOL's quarterly operational reports. The document analysis aims to capture the most relevant data to find the airline's operating and financial results during the crisis due to the covid-19 pandemic, an external factor that made the company innovate in terms of strategies and business model because there was no plan contingency to do so. The results and conclusion are described according to operational and financial results, which showed a huge drop in the two waves of pandemic and after gradual recovery as vaccination and immunization started. Therefore, according to the results, it was possible to conclude that GOL's low-cost business model is the most ideal in the current scenario, that short-term strategies were effective, but long-term strategy planning is impossible due to uncertainty and an unfinished pandemic.

Description

Keywords

Covid-19, Companhia Aérea, Crise Financeira, Modelo de Negócio, Estratégias, Reestruturação Covid-19, Airline, Financial Crisis, Business Model, Strategies, Restructuring

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue