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Abstract(s)
O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu ao longo do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se estruturado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Reflexiva e a Componente Investigativa.
Na Introdução são apresentados os estágios realizados ao longo do Mestrado, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa (PE) I e II, bem como salientada a importância dos diversos processos inerentes à PES na formação inicial de professores.
A Componente Reflexiva é dedicada à reflexão crítica pessoal do percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado, incidindo numa reflexão acerca de cada estágio realizado, bem como o impacto dos mesmos no crescimento pessoal e na formação profissional do mestrando.
A Componente Investigativa tem como foco uma investigação realizada numa turma de Matemática do 5º ano do 2º CEB, desenvolvida em torno das seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimentos geométricos podem ser mobilizados pelos alunos a partir da imagem de um monumento histórico?; 2) Quais as práticas de pensamento computacional identificadas aquando da programação de um robô?; 3) De que forma a integração da robótica promove a aprendizagem de características de figuras geométricas no 5º ano de escolaridade? Para dar resposta a tais questões, foi formulada uma sequência de tarefas abordando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e envolvendo a programação do robô Bubble, atingindo os objetivos previamente definidos: (1) Conceber e implementar tarefas que envolvam a programação e a geometria num contexto interdisciplinar e (2) Analisar as produções dos alunos identificando as práticas de pensamento computacional e os conceitos geométricos mobilizados.
Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de carácter descritivo e interpretativo, em que foram recolhidas gravações de áudio e documentos realizados pelos alunos, através da observação participante do Professor Estagiário, essenciais para a realização de transcrições utilizadas na análise de dados. Os resultados deste estudo apontam que os alunos mobilizam facilmente a identificação e a classificação de polígonos, demonstrando maiores dificuldades em enunciar definições. Foram identificadas diversas práticas do Pensamento Computacional aquando da programação de um robô, sendo estas essenciais para a aprendizagem de características de figuras geométricas.
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Keywords
Geometria Interdisciplinaridade Pensamento Computacional Robótica Educativa