Repository logo
 
Publication

O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB

dc.contributor.advisorSantiago, Ana Elisa Esteves, 1978-
dc.contributor.advisorMartins, Nuno Lopes
dc.contributor.authorFernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques
dc.date.accessioned2023-10-23T13:15:03Z
dc.date.available2023-10-23T13:15:03Z
dc.date.issued2023
dc.description.abstractO presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu ao longo do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se estruturado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Reflexiva e a Componente Investigativa. Na Introdução são apresentados os estágios realizados ao longo do Mestrado, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa (PE) I e II, bem como salientada a importância dos diversos processos inerentes à PES na formação inicial de professores. A Componente Reflexiva é dedicada à reflexão crítica pessoal do percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado, incidindo numa reflexão acerca de cada estágio realizado, bem como o impacto dos mesmos no crescimento pessoal e na formação profissional do mestrando. A Componente Investigativa tem como foco uma investigação realizada numa turma de Matemática do 5º ano do 2º CEB, desenvolvida em torno das seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimentos geométricos podem ser mobilizados pelos alunos a partir da imagem de um monumento histórico?; 2) Quais as práticas de pensamento computacional identificadas aquando da programação de um robô?; 3) De que forma a integração da robótica promove a aprendizagem de características de figuras geométricas no 5º ano de escolaridade? Para dar resposta a tais questões, foi formulada uma sequência de tarefas abordando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e envolvendo a programação do robô Bubble, atingindo os objetivos previamente definidos: (1) Conceber e implementar tarefas que envolvam a programação e a geometria num contexto interdisciplinar e (2) Analisar as produções dos alunos identificando as práticas de pensamento computacional e os conceitos geométricos mobilizados. Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de carácter descritivo e interpretativo, em que foram recolhidas gravações de áudio e documentos realizados pelos alunos, através da observação participante do Professor Estagiário, essenciais para a realização de transcrições utilizadas na análise de dados. Os resultados deste estudo apontam que os alunos mobilizam facilmente a identificação e a classificação de polígonos, demonstrando maiores dificuldades em enunciar definições. Foram identificadas diversas práticas do Pensamento Computacional aquando da programação de um robô, sendo estas essenciais para a aprendizagem de características de figuras geométricas.pt_PT
dc.identifier.tid203371640pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/47411
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridadept_PT
dc.subjectPensamento Computacionalpt_PT
dc.subjectRobótica Educativapt_PT
dc.titleO ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEBpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
BRUNO_FERNANDES.pdf
Size:
3.47 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: