Publication
O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB
dc.contributor.advisor | Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978- | |
dc.contributor.advisor | Martins, Nuno Lopes | |
dc.contributor.author | Fernandes, Bruno Dinis Rodrigues Henriques | |
dc.date.accessioned | 2023-10-23T13:15:03Z | |
dc.date.available | 2023-10-23T13:15:03Z | |
dc.date.issued | 2023 | |
dc.description.abstract | O presente Relatório Final resulta do trabalho desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) que decorreu ao longo do Mestrado em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB e encontra-se estruturado em três partes fundamentais: a Introdução, a Componente Reflexiva e a Componente Investigativa. Na Introdução são apresentados os estágios realizados ao longo do Mestrado, no âmbito das Unidades Curriculares (UC) de Prática Educativa (PE) I e II, bem como salientada a importância dos diversos processos inerentes à PES na formação inicial de professores. A Componente Reflexiva é dedicada à reflexão crítica pessoal do percurso realizado ao longo dos dois anos de Mestrado, incidindo numa reflexão acerca de cada estágio realizado, bem como o impacto dos mesmos no crescimento pessoal e na formação profissional do mestrando. A Componente Investigativa tem como foco uma investigação realizada numa turma de Matemática do 5º ano do 2º CEB, desenvolvida em torno das seguintes questões de investigação: 1) Que conhecimentos geométricos podem ser mobilizados pelos alunos a partir da imagem de um monumento histórico?; 2) Quais as práticas de pensamento computacional identificadas aquando da programação de um robô?; 3) De que forma a integração da robótica promove a aprendizagem de características de figuras geométricas no 5º ano de escolaridade? Para dar resposta a tais questões, foi formulada uma sequência de tarefas abordando o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e envolvendo a programação do robô Bubble, atingindo os objetivos previamente definidos: (1) Conceber e implementar tarefas que envolvam a programação e a geometria num contexto interdisciplinar e (2) Analisar as produções dos alunos identificando as práticas de pensamento computacional e os conceitos geométricos mobilizados. Assim, foi desenvolvida uma investigação qualitativa, de carácter descritivo e interpretativo, em que foram recolhidas gravações de áudio e documentos realizados pelos alunos, através da observação participante do Professor Estagiário, essenciais para a realização de transcrições utilizadas na análise de dados. Os resultados deste estudo apontam que os alunos mobilizam facilmente a identificação e a classificação de polígonos, demonstrando maiores dificuldades em enunciar definições. Foram identificadas diversas práticas do Pensamento Computacional aquando da programação de um robô, sendo estas essenciais para a aprendizagem de características de figuras geométricas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203371640 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/47411 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Geometria | pt_PT |
dc.subject | Interdisciplinaridade | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Computacional | pt_PT |
dc.subject | Robótica Educativa | pt_PT |
dc.title | O ensino e a aprendizagem de geometria numa abordagem interdisciplinar envolvendo a robótica educativa no 2º CEB | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |