Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.84 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A comunicação interna é um elemento fundamental para a motivação dos trabalhadores
e, em particular, dos trabalhadores das organizações sociais e de saúde, uma vez que estas
organizações têm como principal objetivo o bem-estar dos utentes e, para isso, contam
com profissionais motivados. Uma comunicação interna efetiva permite que os
trabalhadores se sintam valorizados e ouvidos, o que pode aumentar a sua motivação e
empenhamento.
Apesar da comunicação e da motivação serem temas bastante estudados, esta investigação
tem um caráter inovador, na medida que este é um setor de atividade menos investigado,
mas que tem um papel cada vez mais relevante na nossa sociedade.
O presente estudo tem como principal propósito analisar a importância da comunicação
interna na motivação dos trabalhadores das organizações sociais e de saúde.
De forma a alcançar os objetivos deste estudo seguiu-se uma metodologia quantitativa
através da aplicação de um questionário, utilizando-se a escala CSQ, a escala Multi-Moti
e, ainda, um grupo de questões sociodemográficas, tendo-se obtido 253 respostas
validadas.
Da análise de dados concluiu-se que existe uma relação significativa entre a comunicação
interna e a motivação, sendo que a maior parte dos colaboradores encontram-se
razoavelmente motivados e satisfeitos com a comunicação. Concluiu-se também que o
feedback é um fator motivacional, e como tal, influencia a motivação do trabalhador,
contribuindo para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.
Para futuras investigações poder-se-á optar pela combinação do uso de métodos
qualitativos e quantitativos. Seria relevante a realização deste estudo noutros setores de
atividade, bem como efetuar um estudo comparativo entre o setor público e o setor
privado e entre funções operacionais e funções técnicas. Com a realização desta
investigação pretendeu-se contribuir para a identificação de práticas efetivas de
comunicação interna que possam ser implementadas nas organizações para melhorar a
motivação dos trabalhadores.
Description
Keywords
Comunicação Comunicação interna Comunicação organizacional Motivação Organizações