Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
70.23 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Relatório Final aqui apresentado provém de um estudo realizado no âmbito
da Unidade Curricular de Prática Educativa I, integrada no Mestrado em Educação Pré-
Escolar e Ensino do 1º Ciclo de Ensino Básico. Este estudo foi desenvolvido numa
Instituição Particular de Solidariedade Social, em Coimbra, tendo como participantes um
grupo de 19 crianças, com idades compreendidas entre os 4 e os 6 anos de idade.
Neste estudo pretende-se averiguar o desenvolvimento da consciência silábica após a
implementação de uma sequência de atividades planificadas para o grupo em questão,
tendo em conta as especificidades e necessidades de cada criança. A consciência silábica
é desenvolvida desde a Educação Pré-Escolar e encontra-se intimamente relacionada com
o desenvolvimento da linguagem. Um bom domínio da linguagem oral, incluindo a
capacidade de discriminar e refletir sobre as unidades fonológicas, contribui para a
aprendizagem de leitura e escrita que são cruciais na vida de qualquer indivíduo.
A nível metodológico, dado que se procura analisar os efeitos da intervenção, este
trabalho enquadra-se na metodologia de Investigação-ação, de natureza qualitativa,
utilizando-se a observação direta, notas de campo e registos fotográficos como técnicas
de recolha de dados.
Os dados recolhidos ao longo da intervenção revelaram uma evolução de todas as
crianças, evidenciando uma maior sensibilidade para contar e identificar sílabas, incluindo
a sílaba inicial e final das palavras.
Description
Keywords
Consciência Fonológica Consciência Silábica Linguagem Oral Educação Pré-Escolar