Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.05 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
A complexidade dos negócios, caracterizada por desafios e mudanças constantes, exige
uma gestão estratégica eficaz para assegurar a sobrevivência das organizações. Além
disso, o desempenho organizacional superior depende da maturidade da gestão
estratégica, ou seja, do estado de pleno desenvolvimento do processo que vai desde a
formulação de estratégias de negócio até à sua implementação e monitorização. Assim, é
necessário conhecer modelos para avaliar a maturidade da gestão estratégica das
organizações, a fim de compreender a que nível se encontram e como desenvolvê-lo.
Embora existam diversos modelos de maturidade propostos, que proporcionam uma
abordagem quantitativa, o seu estudo empírico ainda é bastante limitado, pelo que o
objetivo desta investigação foi identificar o nível de maturidade da gestão estratégica e
os seus principais fatores condicionantes em empresas portuguesas. Neste sentido, foi
adotada uma metodologia quantitativa, através de um inquérito por questionário online,
de natureza descritiva e causal, a qual foi aplicada a um total de 243 respostas
representativas da realidade de igual número de empresas portuguesas, de diferentes
tamanhos e setores de atividade. Os resultados do estudo sugerem que o nível médio de
maturidade percecionado é de 4, ou seja, otimizado, e que os principais fatores
condicionantes da maturidade da gestão estratégica nas empresas estudadas observam a
seguinte hierarquia, do mais para o menos importante: liderança e execução estratégicas,
gestão de desempenho e responsabilidade social. Esses fatores condicionantes,
especialmente os dois primeiros, se trabalhados adequadamente nas organizações, podem
alavancar os níveis de maturidade da gestão estratégica. Além disso, a diversidade da
estratégia destacou-se como moderadora importante da relação entre os fatores
condicionantes e os níveis de maturidade, sendo um aspeto ao qual as empresas devem
dedicar atenção aquando da formulação da estratégia competitiva.
Description
Keywords
Gestão estratégica Modelos de maturidade Maturidade da gestão estratégica Modelos de maturidade da gestão estratégica Empresas portuguesas