Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.82 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A sociedade em que vivemos ao longo dos tempos tem sofrido inúmeras transformações,
e o setor da educação em Portugal não foi exceção com a clarificação em 1986, relativamente
ao ensino privado na Lei de Bases do Sistema Educativo.
Todas estas alterações ao longo dos anos, despertou no culminar de muitos investidores
no setor da educação, investimentos esses que criaram uma maior oferta de vagas e
consequentemente uma maior dificuldade na sua ocupação. Desta forma, o setor da educação
ficou mais competitivo, o que leva às instituições a fazer uma procura constante na melhoria
dos seus modelos de gestão.
Desta forma, este projeto tem como objetivo propor um modelo de balanced scorecard
para uma instituição do ensino privado, composta por creche, jardim-de-infância e 1º ciclo,
utilizando como procedimento metodológico a pesquisa qualitativa baseada na análise
documental e no estudo de caso, através de observação e entrevistas.
Foi efetuada uma revisão da literatura do modelo de balanced scorecard já
implementados em ensino do 1º ciclo público e ensino superior privado que servem como
base na elaboração da proposta. A análise dos resultados permite evidenciar a proposta do
modelo do balanced scorecard, assim como são percetíveis e relevantes os impactos da
intervenção na gestão da instituição, como clarificar a estratégia e o que é pretendido a médio
longo prazo, existindo uma maior partilha de informação, melhorando processos de
funcionamento e fazendo perceber ao gerente/proprietário do colégio da importância de se
ter uma ferramenta de controlo de gestão que proporcione a execução da estratégia.
Pode-se concluir que este projeto traz como contributo a possibilidade de utilização do
balanced scorecard mesmo em instituições que não tenham pré-estabelecidos indicadores
de desempenho monetário, dando um papel principal ao estabelecimento de indicadores de
desempenho, a aplicação do mesmo permite uma melhor avaliação e controlo de gestão, para
que atinja a estratégia. O modelo proposto de balanced scorecard, passa a ser uma referência
em outros colégios que tenham o ensino até ao 1º ciclo.
Description
Keywords
Balanced scorecard Setor da educação Indicadores de Desempenho Estratégia Ensino Privado.