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Authors
Abstract(s)
O mundo está em constante evolução e o ensino deve acompanhar a mesma. Com cada vez
mais oferta educativa, cada instituição traça objetivos para o ano seguinte, sendo que com o
mundo em transição para o digital e com cada vez mais estratégias disponíveis, as
instituições podem aplicar um marketing mais personalizado. É com esta linha condutora
que este estudo é estruturado, tendo em conta os componentes necessários para uma análise
do marketing aplicado a nível mundial e nacional, através da metodologia aplicada.
A metodologia utilizada é quantitativa, sendo estruturada em duas partes. A primeira, remete
para a recolha e análise de dados de um questionário. A segunda, de forma a complementar
o questionário, são recolhidos e analisados dados disponibilizados por entidades nacionais,
tais como a Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência.
Sendo o objetivo desta pesquisa identificar e analisar os componentes do processo de decisão
dos futuros estudantes do ensino superior e as estratégias / táticas de marketing adotadas
pelas instituições de ensino superior na captação de novos alunos e na seleção de um curso
de ensino superior, pode-se concluir que existem medidas a tomar para acompanhar as
tendências e que a nova geração de alunos é mais cuidadosa e mais atenta aos conteúdos
desenvolvidos pelas instituições. A informação recolhida, mostra ainda uma indecisão por
parte do público mais jovem, os polos universitários mais desejados e as áreas de formação
com mais alunos inscritos.
Em suma, pode-se concluir que os métodos utilizados para o recrutamento de alunos
nacionais podem não acompanhar a geração, que procura uma oferta educativa com outros
fatores de escolha. Deste modo, existe abertura por parte do futuro estudante, em receber
informação e conteúdo realizado pelas instituições de ensino superior.
Description
Keywords
Ensino superior Marketing Recrutamento