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Compreensão e produção de orações relativas por crianças com perturbação específica do desenvolvimento da linguagem

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Abstract(s)

Neste estudo foi testada a compreensão e a produção de orações relativas de sujeito e de objecto, com o objectivo de determinar diferenças entre a performance das crianças com PEDL-Sintáctica (PEDL-S) e crianças com desenvolvimento típico. Foram avaliadas seis crianças com PEDL-S (idades compreendidas entre os 5;4 e os 9;5), com um teste de Identificação de Imagens adaptado de Friedmann (1998), para avaliar a compreensão de relativas e um teste de Preferência, adaptado de Novogrodsky e Friedmann (2006), para elicitar orações relativas. Os dados obtidos revelam uma assimetria entre relativas de sujeito e relativas de objecto quer na compreensão, quer na expressão. Verifica-se que as crianças com PEDL compreendem e produzem orações relativas de sujeito em idades mais tardias que as crianças sem alterações do desenvolvimento. Em relação às relativas de objecto, as crianças com PEDL avaliadas não conseguiram atingir uma taxa de sucesso comparável à das crianças com desenvolvimento típico.
In this study, comprehension and production of subject and object relative clauses were tested, with the aim of determining differences between the performance of children with syntactic specific language impairment (S-SLI) and children with typical development. Six children with S-SLI (ages between 5;4 and 9;5) were assessed with a Picture Matching test adapted from Friedmann (1998), in order to assess the comprehension of relative clauses and with a Preference Task adapted from Novogrodsky e Friedmann (2006), in order to elicit relative clauses. The data obtained show an asymmetry between subject and object relatives both in comprehension and in expression. It appears that children with S-SLI understand and produce subject relative clauses at older ages than children without developmental disorders. For object relatives, the children with SLI assessed in this study did not achieve a success rate comparable to what typically developing children did.

Description

Mestrado em Desenvolvimento e Perturbações da Linguagem na Criança

Keywords

Orações relativas de sujeito Orações relativas de objecto Perturbação específica do desenvolvimento da linguagem Subject relative clauses Object relative clauses Specific language impairment

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Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal

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