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Abstract(s)
No decorrer dos últimos anos a forma de nós comunicamos e interagimos com os outros
sofreu diversas alterações, muito por influência dos inúmeros avanços tecnológicos e do
uso cada vez mais frequente dos meios digitais. Hoje, com o aumento da informação
disponível, acreditamos estar informados acerca de tudo o que se passa à nossa volta,
levando-nos a ser mais exigentes connosco, com os outros, com aquilo que fazemos e
sobretudo, com aquilo que consumimos.
O mercado atual encontra-se repleto de concorrentes que oferecem produtos ou
serviços extremamente semelhantes aos olhos do consumidor, originando a que se façam
os possíveis para o chamar à atenção, despertar a curiosidade e fidelizá-lo através de
várias estratégias de Marketing e Comunicação.
Dentro essas, o Marketing Relacional vem dar uma “lufada de ar fresco”, não fosse
a sua intenção “conquistar, manter e aprofundar” a relação existente entre as duas partes,
criando uma aproximação a cada contacto e estabelecendo laços que, ao final de algum
tempo, se tornam inquebráveis.
Deste modo a presente dissertação destina-se à obtenção do grau de Mestre em
Marketing e Negócios Internacionais pelo Instituto Superior de Contabilidade e
Administração de Coimbra.
O seu principal objetivo é clarificar o conceito e a importância que a fidelização de
clientes possui no mercado, percebendo ainda quais são os determinantes que mais os
influenciam na hora de se fidelizarem a um produto/serviço de uma empresa em
específico em detrimento de outra.
Description
Keywords
Marketing relacional Fidelização Qualidade Confiança