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O presente estudo contempla a importância da intervenção precoce para que os pais com crianças com deficiência múltipla possam auxiliá-las. A deficiência múltipla compromete diferentes dimensões da vida da criança, física, cognitiva, psicológica e social, exigindo intervenção precoce na infância. O papel da família é essencial para que o diagnóstico da deficiência aconteça o mais cedo possível.
A pesquisa apresenta um Guia Propositivo de Intervenção Precoce (GPIP) para os pais de crianças com deficiência múltipla, demonstrando o uso de tecnologia assistiva como recurso para auxiliar o desenvolvimento da aprendizagem dessas crianças de maneira lúdica.
A metodologia se baseou em estudo de caso, com aplicação de questionários junto aos pais de crianças com deficiência múltipla, atendidas em uma Escola de Educação Especial do município de São José de Ribamar, no estado do Maranhão, no Brasil. A abordagem da pesquisa foi qualitativa e os seus resultados foram submetidos à análise de conteúdo.
Os resultados demonstraram que os pais precisam estar atentos aos sinais que indiquem algum tipo de deficiência em seus filhos; não podem negar esses sinais; precisam ter o sentimento de aceitação da deficiência; buscar ajuda profissional; e usar recursos que estimulem suas crianças, como a tecnologia assistiva, de maneira lúdica, para que possam desenvolver de maneira autossuficiente.
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Intervenção Precoce Deficiência Múltipla Pais Guia Propositivo