Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.1 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O Mutismo Seletivo é uma problemática que envolve principalmente crianças em idade
escolar, sendo aqui que mais frequentemente este se manifesta, e que compromete a sua
performance nos contextos social e escolar. É um transtorno pouco conhecido e reconhecido o
que dificulta não só o diagnóstico mas também a definição de estratégias de tratamento.
Neste estudo é feito um trabalho ao nível da revisão da literatura existente no que diz
respeito ao Mutismo Seletivo e que inclui o conceito e a sua evolução, a(s) etiologia(s) do
problema, prevalência, diagnóstico, prognóstico e tratamento. Paralelamente são perspetivadas
algumas hipóteses de tratamento com vista à superação do problema à luz dos conceitos de
ludoterapia e atividades lúdicas, e que incluem uma análise dos conceitos de ludoterapia, de
atividade lúdica, brincar, brinquedo, brincadeira, ludodiagnóstico, ludoterapia comportamental e
atividades a desenvolver dentro e fora da sala de aula.
Apresentamos, ainda, os resultados de um estudo exploratório que consistiu na aplicação
de um questionário a educadores, professores, psicólogos e terapeutas acerca das temáticas
referidas.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Jogo--Terapia