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Melhoria do processo de reaprovisionamento automático

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Abstract(s)

Atento no Grupo Jerónimo Martins, empresa portuguesa com projeção internacional com mais de 225 anos de existência e que atua no ramo alimentar, distribuída pelos setores da distribuição alimentar, retalho especializado e agroalimentar, e que tem por objetivo continuar a crescer num negócio de excelência e exemplar, obtendo o crescimento e a satisfação dos seus clientes, surge este projeto de mestrado. Pretende-se minimizar o nível de roturas, mas neste caso concreto, indo ao encontro do sistema de reaprovisionamento automático existente na Companhia e, mais concretamente, na insígnia Recheio. Desta forma, propõe-se melhorar o processo de encomendas de artigos tornando a ferramenta de reaprovisionamento mais eficiente. Identificaram-se alguns constrangimentos no processo de encomendas que fazem com que o reaprovisionador esteja sempre em processo crítico e nem sempre valide o que o sistema sugere. Procura-se analisar, identificar e propor melhorias no sistema de reaprovisionamento, com o objetivo de, por um lado melhorar a análise feita pelo sistema, e por outro melhorar o desempenho do reaprovisionador de forma que faça unicamente a gestão do sistema para que este funcione autonomamente. Assim, atendendo aos constrangimentos identificados, foram apresentadas sugestões para tentar eliminá-los e fazer com que todo o processo da cadeia de abastecimento seja otimizado, desde a operação em armazém centralizados (redução de manipulação dos artigos pelos operadores) à loja (considerando a reposição e arrumação dos artigos pelos operadores), passando pelas encomendas a fornecedores diretos, e tornando o nível de serviço às lojas Recheio mais eficiente, reduzindo o nível de roturas, salvaguardando stocks (mínimos, segurança) e, assim, garantir a satisfação e fidelização contínua dos clientes.
This master's project arose from Jerónimo Martins, a Portuguese company with an international projection, which has existed for over 225 years and operates in the food distribution, specialised retail and agro-food sectors. Its objective is to continue to grow in a business of excellence and exemplary, achieving the growth and satisfaction of its clients. The aim is to minimise the level of ruptures, but in this specific case, to meet the Company's existing automatic re-closing system and, more specifically, the Recheio brand. In this way, it is proposed to improve the article ordering process, making the re supply tool more efficient. Some constraints have been identified in the ordering process which mean that the replenisher is always in a critical process and does not always validate what the system suggests. The aim is to analyse, identify and propose improvements in the replenishment system, with the aim of, on the one hand, improving the analysis made by the system, and on the other improving the performance of the replenisher so that it only manages the system so that it works autonomously. Thus, given the constraints identified, suggestions were made to try to eliminate them and ensure that the entire supply chain process is optimised, from the centralised warehouse operation (reducing the handling of articles by operators) to the shop (considering the repositioning and storage of articles by operators), passing through orders to direct suppliers, and making the level of service to Recheio shops more efficient, reducing the level of out-of-stock situations, safeguarding stocks (minimum, safety) and thus guaranteeing the continued satisfaction and loyalty of customers.

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Keywords

Retalho Taxa de Aceitação Reaprovisionamento Automático Stocks Retail Acceptance Rate Automatic Replenishment

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