Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação da ansiedade dos pacientes pediátricos na consulta de medicina dentária

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Lameira_Camila_Ferreira.pdf1.13 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Objetivos: Avaliar a ansiedade infantil antes e após a consulta de Medicina Dentária através do teste Venham Picture Test (VPT). Materiais e Métodos: Estudo observacional longitudinal, com uma amostra de conveniência constituída por 35 crianças, com intervalos de idade de 3 a 9 anos, que frequentaram a clínica Universitária Egas Moniz entre fevereiro e junho do ano letivo de 2020/2021, após o estudo ter obtido aprovação pela Comissão Científica do MIMD e aprovação pela Comissão de Ética da Cooperativa de Ensino Superior Egas Moniz. Cada criança entrevistada, foi abordada de forma clara e pediu-se: “Aponta para o boneco que mostra como te sentes nesse momento!”. Os dados obtidos a partir dos respetivos questionários e índices, foram colocados numa base de dados do Excel e submetidos a uma análise estatística realizada no programa IBM SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences). Resultados: Foram avaliadas 35 crianças de ambos os sexos, com idade compreendidas entre 3 a 9 anos. Do total da amostra 17 pacientes pertenciam ao género masculino (48,6%) e 18 ao género feminino (51,4%), com uma idade média de 6,6 ± 0,29 anos, que corresponde a uma percentagem de 34,3% nesta faixa etária e a afluência foi maior nas consultas de seguimento do que nas primeiras consultas. Conclusões: Concluiu-se que das 35 crianças avaliadas, apenas 9 crianças (25,71%) apontaram para figuras que tinham código de ansiedade e apesar das evidências de medo e ansiedade dentária observadas, as crianças foram classificadas como livres de ansiedade, não havendo correlação estatística significativa entre género, idade ou tempo de consulta.
Objectives: Assess child anxiety before and after a dental appointment through the Vehan Picture Test (VPT). Materials and Methods: Longitudinal observational study, with a convenience sample consisting of 35 children, aged 3 to 9 years, who attended the Egas Moniz University Clinic between February and June of the 2020/2021 school year, after the study have obtained approval by the Scientific Committee of MIMD and approval by the Ethics Committee of the Cooperative of Higher Education Egas Moniz. Each child interviewed was approached in a clear way and asked: “Point to the doll that shows how you feel at that moment!”. The data obtained from the respective questionnaires and indexes were placed in an Excel database and submitted to a statistical analysis carried out in the IBM SPSS® (Statistical Package for the Social Sciences) program. Results: Thirty-five children of both sexes, aged between 3 and 9 years, were evaluated. Of the total sample, 17 patients were male (48.6%) and 18 were female (51.4%), with a mean age of 6,6±0,29 years, which corresponds to a percentage of 34.3% in this sample. age group and attendance was greater in the follow-up appointments than in the first appointments. Conclusions: It was concluded that of the 35 children evaluated, only 9 children (25.71%) pointed to figures that had an anxiety code and despite the evidence of fear and dental anxiety observed, the children were classified as free from anxiety, with no statistically significant correlation between gender, age or length of consultation.

Description

Dissertação para obtenção do grau de Mestre no Instituto Universitário Egas Moniz

Keywords

Medo Ansiedade VPT Odontopediatria

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License