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Advisor(s)
Abstract(s)
A presente pesquisa acadêmica de cunho dissertativa para o Mestrado em Educação tem como objetivo de propor uma reflexão sobre o Projeto de Reforço Escolar no contexto da política educacional desenvolvida pelo município de Igarapé Grande – MA com apoio ao Projeto Governo do Estado – MAIS IDEB. Para tanto foi realizado um estudo de caso, diante ao projeto desenvolvido em 2019 com turmas pertencentes às escolas do ensino fundamental maior do 9º ano. Com uma política de educação de implementar aulas de reforços nas disciplinas de matemática e português com intuito de melhorar os resultados das avaliações externas de educação do município, em especial as metas do Ideb e também com o propósito para uma aprovação mais contundentes de alunos para o ingresso ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – IFMA. Com isso, essa pesquisa buscou-se averiguar os principais impactos e os desafios desta política de educação em prol da melhoria da qualidade de ensino, deste modo, foi realizado uma discussão em cima dos dados levantados pela pesquisa, sobre a construção, implantação do programa de reforço escolar da rede municipal do ensino fundamental maior, com alunos do 9º ano. Enquanto aos métodos adotados para a pesquisa, o trabalho seguiu por uma abordagem de cunho qualitativo. Durante o desenvolvimento do estudo até a fase dos dados tabulados, foram utilizados alguns trabalhos de autores, como referencial teórico, sendo com destaques: Lino de Macedo (2007), Telma Weisz (2011), Celso Vasconcellos (2002), Melchior (1998), Luckesi (2005) e os irmãos Nogueira (2004). Em resumo o Projeto Reforço Escolar para alunos do nono ano, enquanto política pública de melhoria no ensino, ainda percebeu-se a necessidade de buscar maiores ajustes direcionados para o planejamento e sua implementação, tornando-se realmente efetivo quanto aos seus objetivos propostos. Mas de um modo geral, também houveram resultados positivos na recuperação de lacunas da aprendizagem, principalmente nas disciplinas de matemática e português, onde obteve aprovações no final do projeto, com grupos de alunos para o IFMA com melhoria nas notas do Ideb 2019.
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Keywords
educação escola ensino aprendizagem