Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
50.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O Relatório Final apresentado, resulta do trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB, que reflete o trabalho realizado nos estágios de 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento encontra-se organizado em três secções: Introdução, ComponenteInvestigativa e Componente Reflexiva. A Introdução evidencia aspetos como a pertinência dos estágios realizados, a importância da reflexão crítica e dos projetos de investigação para a formação inicial e contínua de um professor. Nesta secção são também descritas as turmas com as quais os estágios foram
desenvolvidos. A Componente Investigativa apresenta um estudo realizado numa turma do 4.º ano de
escolaridade, desenvolvido em torno da questão-problema: De que forma a integração de Práticas Interdisciplinares entre a Expressão Plástica e a Matemática, em contexto educativo, influencia na promoção da aprendizagem efetiva de conceitos de Geometria e Medida?. Para a realização deste estudo foi criada e implementada uma sequência didática com base em práticas interdisciplinares, que objetivam desenvolver a
compreensão de conceitos de Geometria e Medida através da Expressão Plástica e, por conseguinte, promover aprendizagens efetivas nos alunos em análise. A Geometria e Medida é, de facto, um domínio no qual os alunos revelam algumas dificuldades, devido ao grau de abstração que o mesmo implica. Desta forma, e no sentido de colmatar as dificuldades sentidas pelos alunos, foi delineado um estudo de natureza qualitativa, de índole interpretativa e de design de investigação-ação. No que concerne à recolha de dados, a mesma foi conseguida através de notas de campo, registos de áudio e fotográficos e das produções dos alunos. Os resultados evidenciaram uma evolução notória na compreensão de conceitos de Geometria e Medida envolvidos, bem como na visualização espacial, caminhando no sentido da abstração. Ao longo desta investigação revelou-se também notória a motivação e o interesse crescente dos alunos, face às tarefas
de cariz prático e aos desafios propostos em contexto de grupo. Neste sentido, as conclusões deste estudo evidenciam que a utilização de Práticas Interdisciplinares envolvendo a Expressão Plástica e a Matemática, promoveram a compreensão dos conceitos envolvidos, por parte dos alunos, culminando em aprendizagens efetivas. Por fim, a Componente Reflexiva contempla três reflexões gerais acerca dos estágios realizados em 1.º CEB e em 2.º CEB nas áreas de Matemática e Ciências Naturais. Nas reflexões, procurou-se evidenciar aspetos que contribuíram para o desenvolvimento pessoal e profissional da Professora Estagiária, resultantes da experiência vivenciada ao longo dos estágios.
Description
Keywords
Expressão Plástica Matemática Geometria e Medida Práticas Interdisciplinares Ensino Básico 1º Ciclo