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O poder dos healthy food influencers no processo de decisão de compra da Geração Z e no seu consumo de produtos associados a uma alimentação saudável e equilibrada

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Abstract(s)

O crescente domínio e importância das redes sociais na atualidade faz com que estas sejam ferramentas com um elevado impacto nas decisões de consumo dos indivíduos, nomeadamente nas gerações mais recentes e nativas do digital, como é o caso da geração Z – a geração em estudo. A crescente preocupação por um estilo de vida mais saudável e consciente por parte dessa geração torna pertinente o estudo do impacto das redes sociais nas suas decisões de consumo associadas à sua alimentação. A presente investigação foca-se nos healthy food influencers, enquanto figuras dotadas de capacidade de influência junto dos seus seguidores e procura compreender de que modo estes exercem e percecionam o seu poder de influência. Para além disso, procura confrontar a perceção de influência de cada um dos grupos em estudo. Deste modo, através de um enquadramento teórico e um estudo quantitativo realizado a cada um dos grupos em estudo, foi possível testar determinadas hipóteses de investigação e concluir- se que os healthy food influencers influenciam as escolhas alimentares por produtos associados a uma alimentação saudável. Estes agentes demonstraram ser agravadores da fome visual e virtual através do conteúdo estético que disseminam. A partilha de conteúdo informativo e credível é também muito valorizado pela geração Z, o que faz com que a formação profissional na área destes influenciadores digitais seja relevante e lhes confira maior poder de influência. Por fim, foi possível concluir a existência de um gap perceptual entre o poder que estes influenciadores julgam ter e o modo como os consumidores julgam ser influenciados, o qual se vai desvanecendo à medida que se analisa a influência subconsciente exercida na geração Z.
Nowadays, the rising dominance and importance of the social networks makes it a tool with strong impact on individuals’ consumption decisions, namely on the younger generations who are digital natives, such as Generation Z – the study generation. The increasing concern for a healthier and conscious lifestyle that this generation shows makes it relevant to study the influence of social networks on their diet consumption choices. The present investigation focuses on healthy food influencers as characters who influence their audience, and aims to understand how they perceive and make use of that power. Additionally, it seeks to compare the influence perception of each of the study groups. Through a theoretical framework and a quantitative study directed to each of the study groups, it was possible to test the investigation hypothesis. It was concluded that healthy food influencers affect the diet choices of their followers on behalf of products related to healthy eating. It was demonstrated that these agents aggravate visual and virtual hunger through the aesthetic content they share. The informational and reliable content is also highly valued by generation Z, reason why the digital influencers’ professional education on the area is relevant and grants them higher influence power. At last, it was possible to verify the existence of a perceptual gap between the influence power the influencers claim to have and the consumers’ perception about it. However, his gap fades in as it is analyzed the subconscious influence applied on generation Z.

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Influencer marketing Alimentação saudável Healthy food influencers Geração Z Decisão de compra Consumer brand relationships

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