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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O diagnóstico de cancro num filho implica a aquisição de um conjunto de
conhecimentos e habilidades que permita aos pais cuidarem do filho em casa com segurança.
É neste processo de educação parental que o enfermeiro tem um papel crucial, contribuindo
para o desempenho de um papel parental complexo efetivo.
Objetivo: mapear e resumir a evidência científica assente na intervenção do enfermeiro na
educação parental na doença oncológica pediátrica.
Metodologia: Scoping Review desenvolvida segundo orientações do Joanna Briggs Institute®.
Numa primeira pesquisa não foi encontrada nenhuma revisão sistemática sobre a temática.
A pesquisa foi realizada em 33 fontes de evidência, englobando bases de dados científicas,
literatura cinzenta e pesquisa manual. Não foi aplicado limite temporal à pesquisa, e foi
utilizado o software EndNote® para gestão dos recursos bibliográficos. O processo
metodológico seguiu o protocolo definido a priori, do qual constam as etapas de triagem,
extração e análise de dados bem como os instrumentos adaptados para o efeito. Duas
investigadoras independentes realizaram a pesquisa, triagem, extração e síntese dos dados.
Resultados: A pesquisa resultou em 1039 publicações, tendo 48 cumprido os critérios de
elegibilidade e integrado a revisão. Os resultados foram apresentados de forma
esquematizada, organizada na tríade de resultados da pesquisa, resultados da extração de
dados e resultados da revisão. Os resultados de revisão foram aglutinados nas categorias de
recomendações e orientações transversais, tópicos a abordar, linha cronológica e estratégias
de educação parental, com subcategorias inerentes quando relevante. As recomendações e
orientações transversais enquadram a atenção à linguagem e ao discurso, a promoção de um
ambiente tranquilo e o incentivo à disponibilidade dos pais. Os tópicos essenciais – survival
skills – assentam sobretudo no diagnóstico, plano de tratamento, febre, efeitos laterais do
tratamento, quem/como pedir ajuda, regime medicamentoso e cuidados ao CVC, devendo
ser abordados até à primeira alta hospitalar. Além do momento do diagnóstico existem
outras fronteiras cronológicas orientadoras como o primeiro regresso a casa, um mês após o
diagnóstico e o fim do tratamento. As estratégias de educação parental estabelecem-se em
vários domínios complementares, desde recursos verbais, escritos, audiovisuais e
tecnológicos à otimização da aquisição de habilidades e à partilha de experiências e opiniões.
Conclusões: O enfermeiro tem uma intervenção nuclear na educação parental, que deve
ser alicerçada na evidência demonstrada nesta revisão, visando uma atuação sistematizada
e personalizada que se traduza num papel parental efetivo e saudável.
Description
Keywords
Educação parental Oncologia pediátrica