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A intervenção do enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica: uma scoping review

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O diagnóstico de cancro num filho implica a aquisição de um conjunto de conhecimentos e habilidades que permita aos pais cuidarem do filho em casa com segurança. É neste processo de educação parental que o enfermeiro tem um papel crucial, contribuindo para o desempenho de um papel parental complexo efetivo. Objetivo: mapear e resumir a evidência científica assente na intervenção do enfermeiro na educação parental na doença oncológica pediátrica. Metodologia: Scoping Review desenvolvida segundo orientações do Joanna Briggs Institute®. Numa primeira pesquisa não foi encontrada nenhuma revisão sistemática sobre a temática. A pesquisa foi realizada em 33 fontes de evidência, englobando bases de dados científicas, literatura cinzenta e pesquisa manual. Não foi aplicado limite temporal à pesquisa, e foi utilizado o software EndNote® para gestão dos recursos bibliográficos. O processo metodológico seguiu o protocolo definido a priori, do qual constam as etapas de triagem, extração e análise de dados bem como os instrumentos adaptados para o efeito. Duas investigadoras independentes realizaram a pesquisa, triagem, extração e síntese dos dados. Resultados: A pesquisa resultou em 1039 publicações, tendo 48 cumprido os critérios de elegibilidade e integrado a revisão. Os resultados foram apresentados de forma esquematizada, organizada na tríade de resultados da pesquisa, resultados da extração de dados e resultados da revisão. Os resultados de revisão foram aglutinados nas categorias de recomendações e orientações transversais, tópicos a abordar, linha cronológica e estratégias de educação parental, com subcategorias inerentes quando relevante. As recomendações e orientações transversais enquadram a atenção à linguagem e ao discurso, a promoção de um ambiente tranquilo e o incentivo à disponibilidade dos pais. Os tópicos essenciais – survival skills – assentam sobretudo no diagnóstico, plano de tratamento, febre, efeitos laterais do tratamento, quem/como pedir ajuda, regime medicamentoso e cuidados ao CVC, devendo ser abordados até à primeira alta hospitalar. Além do momento do diagnóstico existem outras fronteiras cronológicas orientadoras como o primeiro regresso a casa, um mês após o diagnóstico e o fim do tratamento. As estratégias de educação parental estabelecem-se em vários domínios complementares, desde recursos verbais, escritos, audiovisuais e tecnológicos à otimização da aquisição de habilidades e à partilha de experiências e opiniões. Conclusões: O enfermeiro tem uma intervenção nuclear na educação parental, que deve ser alicerçada na evidência demonstrada nesta revisão, visando uma atuação sistematizada e personalizada que se traduza num papel parental efetivo e saudável.

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Educação parental Oncologia pediátrica

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